O Google removeu mais de 201 milhões de anúncios e suspendeu mais de 1,3 milhões de contas publicitárias no Brasil em 2024. Os dados foram divulgados pela big tech no Relatório de Segurança em Anúncios, produzido anualmente.
As principais violações das regras de publicidade da plataforma foram: marca registrada, deturpação, jogos de azar e apostas, abuso da rede de anúncios e requisitos legais.
“Nossas políticas são elaboradas para oferecer uma experiência segura e positiva para nossos usuários, e é por isso que proibimos conteúdo que acreditamos ser prejudicial aos usuários e ao ecossistema de publicidade em geral”, diz o relatório.

Dados globais
Em todo o mundo, o Google interrompeu a exibição de mais de 5,1 bilhões de anúncios que desrespeitam o código da empresa. A maioria (793 milhões) foi removida por abuso da rede, mas também há casos de conteúdo adulto, direitos autorais e serviços financeiros.
Além disso, a plataforma verificou mais de 8.900 novos anunciantes eleitorais em um ano marcado por pleitos em países que somam quase metade da população mundial. Mais de 10,7 milhões de anúncios eleitorais de contas não verificadas foram removidos — e a empresa diz que vai continuar monitorando alegações eleitorais comprovadamente falsas.
O Google também restringiu 9,1 bilhões de propagandas, a maioria por requisitos legais, serviços financeiros e apostas ou jogos de azar. Publicidades sobre álcool, remédios e tratamentos médicos também foram limitadas.
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Impacto da IA
O Google avalia que o resultado das remoções está diretamente atrelado à força da inteligência artificial aplicada no monitoramento das regras da empresa.
“Os LLMs não apenas avançaram na aplicação de políticas, como também aprimoraram nossa capacidade de sermos mais proativos do que nunca na prevenção de abusos.
Essas ferramentas com tecnologia de IA aceleram investigações complexas, aprimorando nossa capacidade de descobrir e prevenir redes de criminosos e reincidentes.”

Em 2024, a IA da big tech ajudou a suspender mais de 39,2 milhões de contas antes mesmo que os perfis pudessem veicular anúncios prejudiciais.
“A verificação de identidade do anunciante é outra ferramenta importante que nos ajuda a evitar que pessoas mal-intencionadas suspensas retornem, ao mesmo tempo em que proporciona transparência sobre quem está por trás de um anúncio.”
O Google também reuniu uma equipe de mais de 100 especialistas para atualizar a Política de Falsidade ideológica usando IA. Como resultado, a empresa conseguiu suspender permanentemente mais de 700.000 contas de anunciantes infratores, reduzindo em 90% as denúncias desse tipo de anúncio fraudulento no ano passado.