Olhar do Amanhã: o plano da startup que quer substituir todos os empregos por IA

Você tem medo de perder seu emprego para IA? Se depender de uma startup, isso pode acontecer
Vitoria Lopes Gomez23/04/2025 21h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você tem medo de perder seu emprego para um inteligência artificial? Várias empresas e especialistas do setor afirmam que a tecnologia veio para nos ajudar a desempenhar nosso trabalho de forma melhorada, não nos substituir. A startup Mechanize pensa diferente.

A empresa está buscando financiamento de milhões de dólares para colocar seu plano em prática: automatizar todas as funções e substituir trabalhadores humanos pela IA. A ideia é usar os recursos para criar ferramentas e ambientes digitais que permitam treinar tecnologias cada vez mais avançadas, que fariam tudo que nós, humanos, fazemos.

A Apple pode entrar em um novo território: a robótica. Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a empresa está desenvolvendo robôs humanoides e não-humanoides
Se depender da Mechanize, todos os funcionários do futuro serão máquinas (Imagem criada por DALL-E/Gabriel Sérvio/Olhar Digital)

O sonho da Mechanize é atingir a automação total de todo o trabalho e da economia global, algo que poderia movimentar uma quantia de US$ 60 trilhões por ano – equivalente ao salário de todos os funcionários do planeta. Pelo menos, é o que diz o fundador da startup, Tamay Besiroglu.

No entanto, ao contrário do que parece, Besiroglu não acredita que os humanos vão empobrecer por perder seus empregos. Pelo contrário: segundo ele, haverá um “crescimento econômico explosivo” que permitirá padrões de vida muito mais altos do que os que existem hoje.

Leia mais:

Será mesmo? O assunto é tema da coluna Olhar do Amanhã da semana, com o doutor Álvaro Machado Dias, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News. Acompanhe!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.