‘Crocodilo do terror’ caçava dinossauros há 75 milhões de anos, revela estudo

As marcas de dentes destes crocodilos antigos foram encontradas em ossos de dinossauros do período Cretáceo
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 25/04/2025 05h42
predador-pantano-1-1920x1080.png
Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um antepassado dos crocodilos modernos foi descoberto por uma equipe de pesquisadores. O mais impressionante é que este enorme réptil pré-histórico caçava e se alimentava de dinossauros na América do Norte.

Chamado de “crocodilo do terror”, ele vagava por rios e estuários há cerca de 75 milhões de anos.

As marcas de dentes desta criatura antiga foram encontradas em ossos de dinossauros do período Cretáceo, confirmando a teoria dos cientistas.

Evolução permitiu a caça de presas maiores

  • Segundo os pesquisadores, estes crocodilos se adaptaram para comer os dinossauros.
  • O animal já possuía glândulas que permitiam tolerar a água salgada.
  • Dessa forma, eles foram capazes de se espalhar pelo continente e alcançar pântanos em ambos os lados do mar interior e ao longo da costa atlântica na América do Norte.
  • Nestas regiões existiam presas maiores, o que obrigou que o réptil pré-histórico evoluísse para incluir dinossauros em sua dieta.
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Communications Biology.
Representação artística de um crocodilo atacando um dinossauro (Imagem: Elenarts/Shutterstock)

Leia mais

Crocodilos antigos podem ser ‘elo perdido’

Os “crocodilos do terror” chegaram a ter 8 metros de comprimento. Esse tamanho monstruoso permitiu que eles se alimentassem de praticamente tudo o que existia nas regiões pantanosas há milhões de anos atrás.

Anteriormente, os fósseis desta espécie confundiram os cientistas. Eles foram encontrados em ambos os lados do vasto mar interior e não se sabia como o réptil havia conseguido atravessar este corpo de água salgada que se espalhava por mil quilômetros.

Fóssil de boca de crocodilo antigo mostra tamanho descomunal do animal (Imagem: Patrick Hatt/Shutterstock)

Após novas análises, os cientistas descobriram que muitos crocodilianos tinham uma característica antiga de tolerância à água salgada, que se perdeu nos jacarés atuais.

Os especialistas também usaram dados moleculares de crocodilianos modernos para estabelecer a diferença entre estes animais.

Dessa forma, foi possível concluir que a árvore genealógica se dividiu muito antes de os jacarés modernos surgirem. Isso explica porque existiam outros crocodilianos muito maiores, inclusive o caçador de dinossauros.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.