Marisa Silva 25 de abril de 2025
Agrotóxicos na chuva, o fim do home office no Google e um buraco negro escondido. Confira os destaques do Olhar Digital News desta sexta-feira (25):
Há cerca de 4,5 bilhões de anos, o cenário cósmico era bem diferente: a Terra ainda não tinha um satélite natural. Segundo a hipótese mais aceita atualmente, a Lua nasceu de um impacto colossal entre a Terra e um planeta rochoso gigante chamado Theia.
Cientistas acreditavam em um choque de raspão, em que fragmentos de ambos os corpos se uniram para formar a Lua. No entanto, estudos recentes com supercomputadores sugerem algo muito mais dramático: uma colisão de frente.
Um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp revelou dados preocupantes: agrotóxicos foram encontrados na água da chuva em três importantes municípios de São Paulo – Campinas, Brotas e a capital. Isso levanta um sinal vermelho sobre a qualidade da água da chuva e o uso para consumo humano ou abastecimento público.
Os raios são poderosos fenômenos da natureza. Cientistas japoneses querem ter certo controle sobre eles e, para isso, resolveram enviar drones às nuvens carregadas. O objetivo é melhorar a qualidade dos equipamentos e estruturas de segurança – e até das tecnologias de armazenamento da energia dos raios.
Cinco anos após o início da pandemia de Covid-19, o Google está redefinindo as regras para o trabalho remoto. A big tech agora exige que os funcionários adotem um modelo híbrido… ou saiam da empresa. A mudança faz parte de um esforço maior do setor corporativo para reduzir o home office.
Pesquisadores usaram o Telescópio Espacial James Webb para encontrar pistas de um buraco negro supermassivo escondido no coração da galáxia espiral Messier 83. Essa descoberta pode nos ajudar a entender melhor os segredos dos buracos negros e como eles moldam o Universo ao nosso redor.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de abril de 2025 21:06