(Imagem: Satoru S/iStock)
Um novo drone com design inspirado em um esquilo voador promete ser mais manobrável e ágil. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (POSTECH), na Coreia do Sul, a novidade conta com asas que se estendem para permitir a desaceleração repentina e mudar de direção sem perder a coordenação do voo.
Entenda:
Com as asas fechadas, o drone possui um layout bastante comum: um corpo central acompanhado de quatro braços com hélices. E é justamente aqui que está o diferencial: em cada lado, posicionada entre os braços traseiros e dianteiros, encontramos uma asa feita de silicone. O dispositivo também tem uma “cauda”.
Leia mais:
A primeira versão do drone inspirado no esquilo voador foi criada em 2023, e a equipe desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial para a coordenação das hélices e asas. Quando identificada a necessidade de desaceleração repentina, um mecanismo de articulação estende as asas e o drone inclina sua extremidade traseira para frear e, então, mudar de direção, planar no mesmo local ou simplesmente pousar.
Em um artigo publicado recentemente no arXiv, os pesquisadores apontam que a tecnologia de IA ajudou a alcançar uma taxa de sucesso de 90,5% quando o drone foi conduzido através de uma pista de obstáculos semelhante a uma floresta. Para se ter uma ideia, as porcentagens foram de, respectivamente, 9,52% e 19% em drones sem asas ou com asas fixas.
Além do artigo, os pesquisadores também divulgaram um vídeo que mostra o drone inspirado no esquilo voador em pleno voo. Veja abaixo:
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de abril de 2025 21:05