Imagem: surprisestock/Shutterstock
Um composto derivado de um fungo do Himalaia ajudou a criar um novo medicamento contra o câncer. Segundo os pesquisadores responsáveis pela descoberta, o produto é 40 vezes mais potente contra células cancerígenas.
Chamado de Cordycepin, ele tem sido usado para tratar doenças inflamatórias há centenas de anos. No entanto, sempre encontrou algumas barreiras que limitaram a eficácia de sua atividade dentro do corpo humano.
Leia mais
Esta forma aprimorada do Cordycepin foi apelidada de NUC-7738. Este novo medicamento quimioterápico foi inicialmente avaliado por meio de estudos in vitro, onde superou os mecanismos de resistência que inibem seu composto original.
Amostras de tumor obtidas de ensaios clínicos de fase I foram então usadas para testar sua eficácia em humanos, com esses experimentos validando as descobertas anteriores. Os autores concluíram que o NUC-7738 tinha até 40 vezes a potência da Cordicepina natural, com efeitos colaterais tóxicos limitados.
No ano passado, o composto passou por novos testes. No total, 12 pacientes com idades entre 42 e 74 anos receberam o medicamento, que conseguiu controlar a doença em nove deles (75%). Além disso, foi verificada uma redução de 55% no volume do tumor de um indivíduo.
Com os resultados promissores, a empresa anunciou no mês passado que os testes de fase 2 irão começar ainda em 2025. Uma nova esperança na luta contra o câncer. As informações são do portal New Atlas.
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de abril de 2025 19:24