Maior tubarão do mundo é avistado no Brasil

O animal, que pode medir quase 19 metros de comprimento, é fundamental para os ecossistemas marinhos e inofensivo para os seres humanos
Alessandro Di Lorenzo29/04/2025 09h14
tubaro-baleia-1-1920x1080
Imagem: mc_pongsatorn/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Podendo medir impressionantes quase 19 metros de comprimento, o tubarão-baleia é conhecido como o maior tubarão do planeta. Além disso, os exemplares desta espécie são os maiores peixes vivos atualmente.

Apesar de seu tamanho avantajado, esse animal também corre risco de extinção, sendo classificado como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O que torna uma aparição registrada recentemente no Brasil ainda mais especial.

Tubarão foi avistado no litoral de São Paulo

  • No dia 5 de abril, um casal de biólogos, identificados como Daniel Munhoz e Larissa Uema, flagraram um tubarão-baleia em Ilhabela, no litoral de São Paulo.
  • O vídeo foi divulgado nas redes sociais e a dupla classificou o animal como “magnífico”.
  • Eles ainda afirmaram que “mergulhar com esse bicho é a definição de felicidade e admiração”.
  • E concluíram destacando que “enquanto não colocarmos nosso foco na natureza e na nossa sobrevivência, estaremos fadados à tristeza e a um futuro terrível”.
  • Posteriormente, em entrevista à CNN, Larissa destacou que o tubarão-baleia é inofensivo para os humanos e que “é um privilégio espetacular poder contemplar a presença desse animal fantástico em águas brasileiras”.

Leia mais

Conheça a espécie

O tubarão-baleia possui uma cabeça larga e achatada, e contam com uma boca grande localizada na parte frontal. Esta é uma das diferenças em relação a maioria dos tubarões, que tem a boca localizada na parte inferior.

O animal utiliza a boca para sugar excesso de água e a filtra por meio de filtros especiais para capturar suas presas de plâncton. Estes tubarões são identificados por sua pele cinza-escura e manchas e listras cinza-claras ou brancas.

Tubarão-baleia está ameaçado de extinção (Imagem: Wanwalee Wongsawan/Shutterstock)

A espécie é altamente migratória e pode habitar todas as águas tropicais e temperadas quentes do mundo, exceto o Mediterrâneo. Ela vive ao longo do litoral e em águas abertas e se deslocam com base na disponibilidade de alimento.

O tubarão consome grandes quantidades de plâncton, pequenos peixes e outros microrganismos, o que limita as populações dessas espécies e ajuda a prevenir condições que levam à escassez de oxigênio na água. Além disso, seus dejetos fornecem nutrientes essenciais, como nitrogênio e fósforo, que por sua vez promovem o crescimento do fitoplâncton, que forma a base da teia alimentar marinha.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.