(Imagem: FOTOGRIN/Shutterstock)
O exército dos Estados Unidos realizou um teste com um míssil hipersônico lançado da estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, na semana passada. Chamado de Dark Eagle, a arma representa o futuro militar do país em meio ao aumento das tensões globais.
O armamento é capaz de transportar ogivas nucleares e manobrar com precisão enquanto viaja a mais de 1.500 metros por segundo, o que representa mais de cinco vezes a velocidade do som. Por conta disso, ele é muito mais difícil de ser abatido do que um míssil tradicional.
Leia mais
O nome Dark Eagle revela algumas informações importantes sobre o míssil. De acordo com um comunicado do exército dos EUA, a palavra “escuro” (dark, em inglês) reflete a capacidade do dispositivo de tornar obsoletos os sistemas antiaéreos de outros países.
Já “águia” (eagle, em inglês) é uma referência à ave que é um símbolo nacional dos Estados Unidos. O animal é conhecido por sua velocidade, furtividade e agilidade e reflete a “combinação de velocidade, precisão, manobrabilidade, capacidade de sobrevivência e versatilidade” do míssil.
As forças armadas do país haviam testado o equipamento pela última vez em dezembro de 2024 em outro voo da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Esse teste alcançou velocidade hipersônica e demonstrou que a arma pode ser utilizada em combates.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de abril de 2025 15:53