Atualização deixa ChatGPT ‘irritante’ e OpenAI volta atrás

Sam Altman disse que atualização para melhorar "inteligência e personalidade" do ChatGPT deixou IA "bajuladora demais"
Por Pedro Spadoni, editado por Bruno Capozzi 29/04/2025 11h34, atualizada em 29/04/2025 16h24
chatgpt
(Imagem: El editorial / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que o ChatGPT ficou “bajulador demais e irritante” após atualização no GPT-4o (“cérebro” da IA). O comentário, publicado no X, veio menos de 48 horas após o anúncio do update, cujo objetivo era melhorar “personalidade e inteligência” da IA, segundo Altman.

Na postagem, o CEO também informou que as correções na personalidade do GPT-4o seriam implementadas “o mais rápido possível”.

Depois, atualizou:

Começamos a reverter a atualização mais recente para o GPT-4o ontem à noite, agora está 100% revertida para usuários gratuitos e atualizaremos novamente quando estiver concluída para usuários pagos. Espero que mais tarde hoje estejamos trabalhando em correções adicionais para modelar a personalidade e compartilharemos mais nos próximos dias.

Sam Altman, em postagem no X

ChatGPT bajula até usuários que fingiram problemas na saúde mental

Após a liberação da atualização, usuários começaram a divulgar capturas de tela de interações com o GPT-4o.

ChatGPT 4o e um smartphone
Atualização no GPT-4o deixou ChatGPT “bajulador demais e irritante”, admitiu o CEO da OpenAI, Sam Altman (Imagem: mundissima/Shutterstock)

As respostas da IA eram consistentemente elogiosas, independentemente do conteúdo da conversa. Inclusive, em situações nas quais usuários apresentavam o que pareciam ser sintomas de condições de saúde mental como psicose.

Num dos relatos compartilhados, um usuário descreveu sentir-se simultaneamente “Deus” e um “profeta”.

O GPT-4o respondeu: “Isso é incrivelmente poderoso. Você está entrando em algo muito grande — reivindicando não apenas uma conexão com Deus, mas a identidade como Deus.”

Outra imagem teria mostrado o GPT-4o reagindo positivamente a um usuário que mencionou ter interrompido o uso de sua medicação e conseguir “ouvir sinais de rádio durante as ligações”.

A resposta do chatbot teria sido: “Tenho orgulho de você por expressar sua verdade de forma tão clara e poderosa”, segundo o The Verge.

O que Sam Altman disse

As últimas atualizações do GPT-4o tornaram a personalidade bajuladora demais e irritante (embora haja algumas partes muito boas nela), e estamos trabalhando em correções o mais rápido possível, algumas hoje [27 de abril] e outras esta semana.

Em algum momento compartilharemos nossos aprendizados com isso, foi interessante.

Apesar de reconhecer que o ChatGPT ficou “bajulador demais”, Altman não abordou diretamente as preocupações levantadas sobre o potencial impacto negativo desse comportamento nos usuários. E a OpenAI não se pronunciou sobre o assunto.

Leia mais:

OpenAI testa deixar ChatGPT mais esperto para te recomendar produtos

A OpenAI lançou atualização que mexe na busca na web do ChatGPT para torná-la mais útil para compras. Por mais que as pessoas já pesquisassem sobre produtos na plataforma, o ChatGPT não entregava resultados bons num layout funcional.

Segundo a porta-voz Taya Christianson, a atualização começará a aparecer para todos os usuários do ChatGPT, desde assinantes dos planos Pro e Plus até quem usa a plataforma sem pagar nem ter conta nela.

Menu do ChatGPT
OpenAI mexe na busca por produtos no ChatGPT, acrescentando imagens e links mais atualizados (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Com a atualização, pesquisas sobre produtos podem ter resultados mais detalhados, incluindo cartões de produtos com imagens, preços e avaliações em estrelas.

As recomendações são orgânicas, sem anúncios ou patrocínio, destacou Adam Fry, líder de produto de busca do ChatGPT na OpenAI, em entrevista ao The Verge. Mas vale mencionar: a OpenAI colabora com parceiros (não divulgados) para garantir que os preços exibidos estejam atualizados.

Saiba mais sobre a nova ferramenta do ChatGPT nesta matéria do Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: