Data centers: Brasil pode ser a bola da vez na tecnologia

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá viajar ao Vale do Silício para oferecer incentivos fiscais para investidores em potencial
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 29/04/2025 11h31
data center
IA vem fazendo com que mais recursos e hardware sejam utilizados para suprir a demanda cada vez maior(Imagem: Caureem/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Brasil não quer ficar de fora da revolução tecnológica impulsionada pela inteligência artificial. Isso significa atrair investimentos estrangeiros, especialmente para garantir a construção de data centers no país.

Pensando nisso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, irá viajar ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, nesta semana. Segundo a Reuters, ele planeja oferecer incentivos fiscais para atrair investidores em potencial.

Brasil pode se aproveitar de seu potencial energético

  • A ideia de Haddad é apresentar o Brasil como um centro de infraestrutura sustentável, aproveitando a abundante oferta de energia renovável do país.
  • Este é justamente um dos gargalos do setor, que dependente de uma grande quantidade de energia para treinar modelos de IA, por exemplo.
  • O grande trunfo brasileiro neste sentido é ser uma das potências globais de energia verde.
  • Isso pode interessar, e muito, empresas que querem investir no setor, mas que têm preocupações ambientais.
  • Esta também pode ser uma forma do Brasil se aproveitar da guerra comercial entre China e Estados Unidos, se apresentando como um destino interessantes para investimentos estrangeiros.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falando em microfone pequeno enquanto gesticula para cima com a mão direita
Ministro irá viajar para os EUA (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Leia mais

Isenção de impostos pode atrair trilhões em investimentos

Em evento realizado nos últimos dias, Haddad confirmou a viagem e disse que o Brasil poderia alavancar seu potencial de energia limpa para atrair investimentos e construir data centers. Ele ainda destacou que a nova política ajudaria a aumentar a entrada de capital no país.

O Ministério das Finanças estima que a estratégia pode garantir cerca de R$ 2 trilhões em investimentos relacionados ao setor de IA e outras tecnologias na próxima década. A ideia é isentar empresas da cobrança dos principais impostos federais: PIS, Cofins, IPI e taxas de importação.

Corredor de um data center
Brasil quer atrair investidores para criar data centers no país (Imagem: Alexander Limbach/Shutterstock)

Ainda de acordo com a reportagem da Reuters, um novo data center que está sendo planejado pela chinesa ByteDance, controladora do TikTok, também pode ser beneficiada pelo plano. No entanto, será necessário que estes projetos atendam a alguns critérios.

O principal deles diz respeito a sustentabilidade, incluindo o uso de energia 100% renovável nas operações. Também será exigido que uma parcela significativa da capacidade de produção seja destinada para uso doméstico.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.