OpenAI testa deixar ChatGPT mais esperto para te recomendar produtos

Atualização busca tornar o chatbot de IA mais útil para pesquisa de produtos, que agora traz informações de forma mais visual e atualizada
Pedro Spadoni29/04/2025 09h28, atualizada em 29/04/2025 10h06
Menu do ChatGPT
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI lançou atualização que mexe na busca na web do ChatGPT para torná-la mais útil para compras. Por mais que as pessoas já pesquisassem sobre produtos na plataforma, o ChatGPT não entregava resultados bons num layout funcional.

Segundo a porta-voz Taya Christianson, a atualização começará a aparecer para todos os usuários do ChatGPT, desde assinantes dos planos Pro e Plus até quem usa a plataforma sem pagar nem ter conta nela.

Pesquisa por produtos no ChatGPT fica parecida ao Google Shopping

Com a atualização, pesquisas sobre produtos podem ter resultados mais detalhados, incluindo cartões de produtos com imagens, preços e avaliações em estrelas.

As recomendações são orgânicas, sem anúncios ou patrocínio, destacou Adam Fry, líder de produto de busca do ChatGPT na OpenAI, em entrevista ao The Verge. Mas vale mencionar: a OpenAI colabora com parceiros (não divulgados) para garantir que os preços exibidos estejam atualizados.

Numa demonstração publicada no X, o ChatGPT pesquisa “melhores máquinas de espresso abaixo de US$ 200 que sejam boas para fazer lattes e que caibam em espaços pequenos”.

A plataforma apresentou três opções principais com cartões de produto e descrições textuais. Ao clicar num cartão, uma barra lateral, semelhante à do Google Shopping, exibe mais detalhes, incluindo onde comprar e informações de avaliações de usuários de sites como Amazon, Best Buy e Reddit.

Captura de tela de busca sobre cafeteira no Google Shopping
Exemplo de pesquisa por tipo de produto no Google (Imagem: Reprodução/Google)

Os cartões também podem incluir um botão “Perguntar sobre isso”. Por meio dele, o usuário pode fazer perguntas específicas sobre o produto ao ChatGPT.

Questionado sobre a semelhança da interface com a do Google, Fry mencionou que, embora a OpenAI busque uma experiência alinhada ao ChatGPT, a empresa reconhece a preferência dos usuários por informações estruturadas com preços e imagens à la Google.

Outro teste

No entanto, um teste com uma pesquisa sobre o Nintendo Switch 2, produto ainda não lançado em lojas, mostrou limitações do ChatGPT atualizado.

“Embora o ChatGPT tenha reconhecido que os varejistas têm enfrentado ‘esgotamentos rápidos’, disse que a própria My Nintendo Store da Nintendo era um desses varejistas — mesmo que as vendas ainda não tenham começado”, relatou o site.

Nintendo Switch 2
Pesquisa sobre Nintendo Switch 2 no ChatGPT atualizado não entregou resultados tão bons assim (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Além disso, o ChatGPT mencionou alguns “revendedores terceirizados e lojas especializadas” aparentemente oferecendo pré-vendas, incluindo um anúncio de US$ 710 no eBay e uma plataforma desconhecida chamada “Store Collectibles”, que não aparece no Google.

Leia mais:

Por um lado, esses resultados podem ter aparecido por se tratar de uma versão ainda em desenvolvimento da nova ferramenta do ChatGPT.

Por outro, o exemplo serve de lembrete: assim como em outras ferramentas com IA generativa, você definitivamente deve verificar as informações que o ChatGPT exibe sobre produtos, frisou o Verge.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Ícone tagsTags: