Imagem: EQRoy/Shutterstock
A Autoridade de Transporte Metropolitano de Nova York (MTA) está avaliando o uso de inteligência artificial para identificar, de forma antecipada, comportamentos ‘suspeitos’ ou ‘potencialmente perigosos’ nas plataformas do metrô. As informações são do Gothamist.
A iniciativa visa tornar o sistema mais seguro, acionando respostas rápidas das equipes de segurança e da polícia antes que incidentes ocorram.
Durante uma reunião do comitê de segurança da MTA, o diretor de segurança Michael Kemper afirmou que a agência está testando tecnologias baseadas em IA capazes de detectar “problemas potenciais ou comportamentos problemáticos”.
Ele explicou que, por exemplo, ações irracionais por parte de passageiros poderiam gerar alertas automáticos, acionando protocolos de resposta imediata.
Leia Mais:
A proposta integra uma série de esforços recentes da MTA para aplicar inteligência artificial no transporte público.
Em 2023, a agência já havia adotado um sistema com IA para rastrear e mapear casos de evasão de tarifas no metrô, identificando padrões de onde, quando e como os passageiros burlavam o pagamento.
A iniciativa atual reforça a aposta da MTA na tecnologia como ferramenta preventiva de segurança. “A IA é o futuro”, declarou Kemper, destacando que a autoridade está atualmente em conversas com empresas do setor para desenvolver soluções adequadas ao ambiente subterrâneo nova-iorquino.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de abril de 2025 19:04