Imagem: Paulo Pinto / Agência Brasil
A previsão do tempo para o mês de maio aponta que as temperaturas devem continuar mais próximas do inverno do que do outono. Isso acontece porque haverá uma situação de neutralidade na região central do Pacífico Equatorial, sem a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña.
Além disso, estão previstas condições favoráveis para a intensificação de áreas de baixa pressão atmosférica e maior concentração de umidade marítima na faixa litorânea brasileira. Este cenário facilita a formação de áreas de chuva no litoral do Sul e do Sudeste do Brasil.
Segundo a Climatempo, massas de ar polar chegarão com maior frequência à região Sul durante o mês de maio. Com isso, os dias frios serão mais frequentes do que no ano passado nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Estes períodos de frio, no entanto, irão alternar com dias mais quentes devido ao ingresso de ar quente
do interior do continente. Enquanto isso, no Sudeste, o ar seco favorece uma forte elevação nas temperaturas, com ondas de calor intenso, mesmo com o amanhecer podendo ser gelado.
Ao mesmo tempo, este contraste térmico pode favorecer a ocorrência de chuvas volumosas no Sul. Ainda há potencial para precipitações volumosas na faixa litorânea de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de abril de 2025 10:03