Mexer num smartphone tem os seus desafios. Pode ser que não para você, mas, acredite: para algumas pessoas, o balé de dedos e cliques não é algo que soa natural. Para os idosos, por exemplo.
Imagine que eles viveram em um tempo em que não existiam celulares – e até mesmo os telefones fixos eram itens raros e caros (foram considerados quase artigos de luxo durante a década de 1970 no Brasil). Muitas dessas não se adaptaram nem sequer aos computadores – quiçá aos smartphones e as suas letras pequenininhas.
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É por isso que pedem ajuda aos filhos e netos para mandar uma mensagem. Ou para pagar uma conta. Tem ainda aqueles que fazem aulas sobre como operar um telefone desses.
Pensando nesse desafio, a Uber adotou uma iniciativa bem interessante nos Estados Unidos. A ideia é disponibilizar um aplicativo próprio para a terceira idade, com as mesmas funções, mas com menos recursos. Algo mais simples de se navegar, facilitando a locomoção dos idosos.
Como vai funcionar

- A tela inicial será mais ou menos assim.
- Bem parecida com a atual, mas com algumas mudanças que fazem toda a diferença.
- A começar pelo tamanho das letras.
- Sim, pode parecer besta, mas isso é algo que ajuda muito as pessoas a usarem o smartphone.
- Os destinos favoritos também serão mais fáceis de se encontrar (logo na parte de cima da tela).
- E percebam que esses destinos favoritos poderão ser salvos com apelidos que facilitem sua identificação.
- A versão para a terceira idade terá ainda menos botões do que o aplicativo Uber tradicional.
- Um aspecto importante é que a empresa vai permitir a inclusão de idosos em perfis familiares.
- E vai funcionar da mesma maneira que o “Uber Adolescentes” ou “Uber Teens”.
- O responsável pelo perfil poderá intervir quando necessário e reservar viagens para o idoso.
- Além disso, ele poderá editar lugares salvos, definir um método de pagamento compartilhado ou ligar para os motoristas durante a viagem.
Exclusivo nos EUA – por enquanto
A Uber Technologies Inc. informa que os testes do projeto piloto começam nesta semana nas cidades de Phoenix e Orlando, nos Estados Unidos. O plano da gigante do transporte de aplicativo é acrescentar novas cidades americanas nas próximas semanas.
Vale destacar que ainda não há informações sobre a chegada desse serviço a outros países. A Uber, no entanto, deve expandir, sim, a iniciativa – ainda mais se ela se mostrar bem sucedida.

Lembrando que o serviço ainda pode mudar, já que a empresa disse que está “coletando ativamente feedback dos clientes para ajudar a moldar a experiência”.
As informações são da Bloomberg.