Uber testa versão mais simples do app para idosos; veja

As letras são maiores e os destinos favoritos ficam em destaque; primeiras experiências começam em Phoenix e Orlando, nos EUA.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 01/05/2025 12h04, atualizada em 01/05/2025 18h59
Uber
Uber / Crédito: DenPhotos (Shutterstock/reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mexer num smartphone tem os seus desafios. Pode ser que não para você, mas, acredite: para algumas pessoas, o balé de dedos e cliques não é algo que soa natural. Para os idosos, por exemplo.

Imagine que eles viveram em um tempo em que não existiam celulares – e até mesmo os telefones fixos eram itens raros e caros (foram considerados quase artigos de luxo durante a década de 1970 no Brasil). Muitas dessas não se adaptaram nem sequer aos computadores – quiçá aos smartphones e as suas letras pequenininhas.

Leia mais

É por isso que pedem ajuda aos filhos e netos para mandar uma mensagem. Ou para pagar uma conta. Tem ainda aqueles que fazem aulas sobre como operar um telefone desses.

Pensando nesse desafio, a Uber adotou uma iniciativa bem interessante nos Estados Unidos. A ideia é disponibilizar um aplicativo próprio para a terceira idade, com as mesmas funções, mas com menos recursos. Algo mais simples de se navegar, facilitando a locomoção dos idosos.

Como vai funcionar

Imagem: Divulgação/Uber
  • A tela inicial será mais ou menos assim.
  • Bem parecida com a atual, mas com algumas mudanças que fazem toda a diferença.
  • A começar pelo tamanho das letras.
  • Sim, pode parecer besta, mas isso é algo que ajuda muito as pessoas a usarem o smartphone.
  • Os destinos favoritos também serão mais fáceis de se encontrar (logo na parte de cima da tela).
  • E percebam que esses destinos favoritos poderão ser salvos com apelidos que facilitem sua identificação.
  • A versão para a terceira idade terá ainda menos botões do que o aplicativo Uber tradicional.
  • Um aspecto importante é que a empresa vai permitir a inclusão de idosos em perfis familiares.
  • E vai funcionar da mesma maneira que o “Uber Adolescentes” ou “Uber Teens”.
  • O responsável pelo perfil poderá intervir quando necessário e reservar viagens para o idoso.
  • Além disso, ele poderá editar lugares salvos, definir um método de pagamento compartilhado ou ligar para os motoristas durante a viagem.

Exclusivo nos EUA – por enquanto

A Uber Technologies Inc. informa que os testes do projeto piloto começam nesta semana nas cidades de Phoenix e Orlando, nos Estados Unidos. O plano da gigante do transporte de aplicativo é acrescentar novas cidades americanas nas próximas semanas.

Vale destacar que ainda não há informações sobre a chegada desse serviço a outros países. A Uber, no entanto, deve expandir, sim, a iniciativa – ainda mais se ela se mostrar bem sucedida.

Golpes contra idosos, foto ilustrativa de mulher mais jovem mostrando celular para idosa
Uber para idosos é uma iniciativa que promete agradar bastante (não somente os mais velhos, mas também os seus familiares) – Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Lembrando que o serviço ainda pode mudar, já que a empresa disse que está “coletando ativamente feedback dos clientes para ajudar a moldar a experiência”.

As informações são da Bloomberg.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.