Muita gente tem usado a IA de forma inadequada no trabalho, revela estudo

Funcionários admitem que costumam carregar informações confidenciais da empresa ou de clientes em ferramentas públicas de IA generativa
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 01/05/2025 06h12
inteligencia artificial
Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um novo estudo global promovido pela Melbourne Business School aponta que as ferramentas de inteligência artificial estão sendo cada vez mais utilizadas no trabalho. Mais da metade dos entrevistados diz fazer uso da tecnologia diariamente.

O trabalho também revela que a IA tem melhorado a produtividade e o desempenho nos ambientes profissionais. No entanto, em muitos casos, estes recursos estão sendo usados de maneira inadequada, gerando riscos que poderiam ser evitados.

Ferramentas de IA já fazem parte da vida dos trabalhadores

  • A pesquisa foi realizada com 32 mil trabalhadores de 47 países e mostra que 58% deles usam intencionalmente a IA no trabalho.
  • Um terço dos entrevistados ainda respondeu que usa estas ferramentas semanalmente ou diariamente.
  • A maioria dos funcionários relatou benefícios de desempenho com a adoção da inteligência artificial.
  • Isso inclui melhorias na eficiência (67%), no acesso à informação (61%), na inovação (59%) e na qualidade do trabalho (58%).
  • Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 70% dos funcionários ouvidos contam com ferramentas públicas gratuitas, em vez de soluções de IA fornecidas por seu empregador (42%).
  • No entanto, o que chamou a atenção dos responsáveis pelo trabalho é o grande número de funcionários que admitem usar a tecnologia de forma inadequada.
  • Segundo o relatório, isso evidencia a necessidade de uma maior conscientização das pessoas sobre os benefícios e riscos da inteligência artificial.
  • As informações fazem parte de artigo publicado no portal The Conversation pelos professores Nicole Gillespie e Steven Lockey, da Melbourne Business School.
Ferramenta pode melhorar desempenho dos profissionais (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock)

Leia mais

Uso da tecnologia de forma inadequada gera vários riscos

De acordo com o levantamento, quase metade dos funcionários ouvidos relatou que fez uso da IA de maneiras que podem ser consideradas inadequadas (47%).

Outros 63% disseram que viram colegas usando a ferramenta de forma equivocada.

Uma das principais preocupações é em relação ao manuseio de informações confidenciais da empresa, como dados financeiros, de vendas ou de clientes. Quase metade (48%) dos entrevistados admitiu que carregou informações confidenciais da empresa ou de clientes em ferramentas públicas de IA generativa.

Inteligência artificial e marketing, negócios
Uso da IA no trabalho tem se popularizado, mas há um problema (Imagem: Natee K Jindakum/Shutterstock)

Além disso, 44% disseram ter usado a inteligência artificial de maneiras que vão contra as políticas organizacionais das empresas em que trabalham. Outra observação importante é que 66% dos trabalhadores confiam nas respostas fornecidas, mesmo que 56% tenham confirmado erros em seus trabalhos devido à IA. Equívocos do tipo podem levar a perdas financeiras importantes, por exemplo.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.