Caiu aí? YouTube passa por instabilidades nesta terça-feira (6)

Site Downdetector registrou dois picos de reclamação em um intervalo de três horas
Rodrigo Mozelli06/05/2025 18h22, atualizada em 06/05/2025 20h21
youtube
Usuários foram às redes sociais para reclamar (Imagem: Artyom Sobolev/Shutterstock)
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Se você está tentando assistir vídeos no YouTube nesta terça-feira (6), talvez esteja com problemas para isso, pois, segundo usuários, a plataforma de vídeos do Google vem enfrentando instabilidades desde a manhã desta terça-feira (6), com picos de reclamação registrados entre 13h e 16h (horários de brasília), segundo informações do Downdetector.

À frente, logo do YouTube em um smartphone; atrás, página do YouTube em um notebook
Streamer de vídeos poderia ter caído por conta do lançamento do trailer de GTA VI, sugerem usuários (Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

O primeiro pico foi detectado às 13h15, com 624 notificações. Já às 16h15, chegaram a 633. A maioria (53%) reclama de problemas com o carregamento de vídeos, seguido por uploads (27%) e conexão com o servidor (20%).

Reclamações de usuários do YouTube nas redes sociais

  • No X, vários usuários reclamaram do problema no YouTube durante a tarde;
  • Alguns deles, inclusive, questionaram se a situação na plataforma não teria a ver com o lançamento do trailer do jogo GTA VI;
  • A seguir, veja alguns exemplos de reclamações a rede social:

Leia mais:

Gráfico do Downdetector que mostra o pico de reclamações
Reclamações estão a todo vapor (Imagem: Reprodução/Downdetector)

O que diz o YouTube

O Olhar Digital entrou em contato com o Google. A empresa afirmou que, até o momento, está ciente que, no caso de quem tenta subir um vídeo na plataforma, os seguintes problemas estão acontecendo:

  • Envios travados em 0%;
  • O progresso dos envios é pausado na verificação de “Adequação”;
  • Este problema afeta dispositivos móveis e computadores.

Há cerca de duas horas, o Google atualizou a situação:

Agradeço a sua paciência enquanto nossa equipe trabalha para resolver a questão. No momento, não temos uma previsão exata para o restabelecimento completa do serviço.

Gostaria de assegurar que nossa equipe de engenharia está ciente do problema e trabalhando ativamente para identificar a causa e implementar uma solução o mais rápido possível.

A normalização pode ocorrer a qualquer momento, e a equipe está fazendo o melhor para minimizar qualquer inconveniente que isso possa estar causando.

Pedimos gentilmente que continue acompanhando, pois assim que tivermos novidades ou o serviço for restabelecido, as informações serão atualizadas. Obrigado pela sua compreensão e paciência durante este período.

Google

Efeito Netflix: YouTube vai ficar diferente na sua TV

Como informamos aqui no Olhar Digital na semana passada, o YouTube prepara uma série de mudanças na plataforma, a maioria delas no aplicativo específico para as televisões. O anúncio foi feito no último dia 23, em comemoração aos 20 anos da empresa.

A ideia geral é deixar a experiência mais parecida com a dos rivais no streaming. Não se espante, portanto, se um dia você abrir o seu YouTube e se deparar com a tela de abertura muito similar à da Netflix.

Além da reformulação da interface, a mudança mira também numa experiência mais próxima à dos streamings, mas sem deixar a característica de comunidade que a plataforma ainda carrega.

Agora será possível se inscrever em canais, curtir vídeos, comentar e pular para trechos específicos diretamente na tela, funções que antes ficavam mais escondidas.

Outra novidade é que os assinantes do YouTube TV também poderão personalizar o que assistem usando o recurso multiview, que permite ver até quatro transmissões simultaneamente. Inicialmente limitado a esportes, o multiview vai suportar alguns canais não esportivos. E permitirá personalização com mais canais ao longo dos próximos meses.

De olho na concorrência

Como dissemos, o ajuste mira as outras plataformas de streaming – e atende também a pedidos de criadores de conteúdo. E o foco específico no aplicativo de TV tem uma explicação: trata-se da mídia com maior crescimento.

O fenômeno começou nos Estados Unidos, mas já se espalha para outros países. Pela primeira vez na história, os americanos estão vendo YouTube mais em TVs do que em celulares.

De acordo com o CEO da plataforma, Neal Mohan, os espectadores assistem, em média, a mais de 1 bilhão de horas de conteúdo do YouTube em seus televisores — isso diariamente! Nos últimos dois anos, o YouTube foi o serviço de streaming mais acessado nos EUA, superando até mesmo a gigante Netflix.

O Brasil segue por um caminho parecido. Dados divulgados pelo UOL mostram que, por aqui, 75 milhões de adultos preferem assistir à plataforma pelo televisor. O YouTube já detém 57% do tempo de exibição destinado a serviços de streaming, segundo pesquisa da Kantar.

Leia a reportagem completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.