Maior polo fora da China, fábrica da BYD no Brasil abrirá neste ano

Inicialmente, a fábrica terá capacidade para entregar até 150 mil veículos por ano, o que vai exigir um investimento de R$ 5,5 bilhões
Bruna Barone12/05/2025 18h02, atualizada em 02/06/2025 20h24
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BYD é responsável por sete de cada dez carros elétricos vendidos no Brasil (Imagem: Robert Way/iStock)
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A BYD promete que a fábrica da montadora em Camaçari, na Bahia, estará em funcionamento já neste ano. A informação foi repassada pela companhia chinesa à CNN. Já o governo baiano informou que a planta estará em pleno funcionamento até o final de 2026. 

“A estimativa é que sejam criados 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do projeto, consolidando a planta baiana como o maior polo industrial da BYD fora da China”, disse a montadora à TV.

Fábrica da BYD em Camaçari (BA)
Nova fábrica de Camaçari promete gerar 20 mil empregos (Imagem: BYD/Divulgação)

Projeto grandioso

Inicialmente, a fábrica terá capacidade para entregar até 150 mil veículos por ano, o que vai exigir um investimento de R$ 5,5 bilhões para a operacionalização nesta primeira fase, segundo a montadora.

O projeto transformou uma antiga fábrica da Ford em um complexo com galpões e linhas de produção focados em elétricos. Além do novo polo, a BYD adquiriu direitos de mineração em áreas ricas em lítio, essencial para a produção de baterias.

Os primeiros modelos montados no Brasil serão: o SUV híbrido plug-in Song Pro e o compacto elétrico Dolphin Mini.

Atualmente, a empresa é responsável por sete de cada dez carros elétricos vendidos por aqui. No ano passado, a montadora bateu recorde de vendas no país, com 76.713 veículos elétricos e híbridos plug-in emplacados — um aumento de 327% em relação a 2023.

Logo da BYD na fachada de uma loja e na grade de um carro
Fábrica terá capacidade inicial de até 150 mil veículos por ano (Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock)

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Concorrência de olho

A BYD vai adotar o sistema Semi Knocked Down (SKD) para fabricar seus veículos na Bahia: partes dos veículos são produzidas no exterior e apenas a montagem dessas peças é executada no Brasil.

À Reuters, o chefe do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, informou que a empresa contrataria cerca de 1.000 trabalhadores neste ano para montar os kits. O número fica muito aquém dos 10.000 que a empresa prometeu, como relatou o Olhar Digital.

Além disso, a Anfavea (associação que representa as demais montadoras) tem criticado o sistema SKD alegando que esse tipo de estratégia “vai ter impacto em empregos e investimentos” no setor, como explicamos neste artigo.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.