Trump interfere em debate sobre IA e direitos autorais com demissão polêmica

Demissão de Shira Perlmutter acontece em meio a críticas ao uso de obras protegidas por empresas como OpenAI e xAI, de Elon Musk
Leandro Costa Criscuolo12/05/2025 12h10
Donald Trump apontando para a frente; atrás, parte da bandeira dos EUA desfocada
(Imagem: Jonah Elkowitz/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu Shira Perlmutter, diretora do Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos, em uma ação que gerou críticas e levantou suspeitas sobre motivações políticas.

A notícia foi divulgada por veículos como a CBS News e confirmada por uma declaração do deputado democrata Joe Morelle.

Segundo ele, a demissão foi uma “tomada de poder descarada e sem base legal”, ocorrendo logo após Perlmutter se recusar a apoiar iniciativas de Elon Musk relacionadas ao uso de obras protegidas para treinar modelos de inteligência artificial (IA).

Leia mais

Donald Trump falando
Trump demite diretora que contrariou interesses de Elon Musk (Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)

Diretora havia entrado no cargo no primeiro mandato de Trump

  • Perlmutter foi nomeada em 2020, durante o primeiro mandato de Trump, pela bibliotecária do Congresso, Carla Hayden, que também foi recentemente demitida.
  • A decisão de Trump coincidiu com a divulgação da terceira parte de um relatório do Escritório de Direitos Autorais sobre IA e direitos autorais.
  • O documento afirma que o uso comercial de grandes acervos protegidos por direitos autorais, sem autorização, para criar conteúdo concorrente excede os limites do uso justo.
  • Embora o relatório reconheça que certas aplicações, como pesquisas e análises, possam ser aceitáveis, ele destaca a necessidade de desenvolvimento de mercados de licenciamento e considera alternativas como o licenciamento coletivo estendido.

IA na mira de processos por direitos autorais

Empresas de IA, incluindo a OpenAI, enfrentam atualmente múltiplos processos por violação de direitos autorais. Elas também pressionam o governo por diretrizes legais que ampliem o uso justo.

Elon Musk, envolvido com a OpenAI e sua concorrente xAI, tem criticado abertamente a legislação de propriedade intelectual, chegando a apoiar sua completa revogação.

A demissão de Perlmutter ocorre, portanto, em meio a um intenso debate sobre os limites éticos e legais da IA e o papel do governo na mediação entre inovação tecnológica e proteção de direitos autorais.

Demissão de Shira Perlmutter levanta suspeitas de favorecimento a Elon Musk (Imagem: Joshua Sukoff / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.