Robô humanoide da Tesla aparece dançando em novo vídeo; veja

O robô humanoide Optimus é considerado o futuro da Tesla e tem sido aperfeiçoado pela empresa de Elon Musk
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 14/05/2025 10h33
Robô da Tesla com mão fechada e olhando para o lado
Optimus estará em operação plena em 2025, afirma Elon Musk (Imagem: Divulgação/Tesla)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Diversas empresas têm investido pesado no desenvolvimento de robôs humanoides. Estas tecnologias são consideradas o futuro do trabalho e prometem facilitar a vida dos humanos assumindo diversas funções do dia a dia.

Um dos exemplos mais famosos é o Optimus, da Tesla. O robô já mostrou ser capaz de realizar diversos movimentos e, agora, apareceu dançando em um novo vídeo divulgado pelo empresário Elon Musk nas redes sociais.

Optimus se aventurou na pista de dança

  • A Tesla ainda está em fase de desenvolvimento do seu robô humanoide.
  • Por isso, atualizações constantes do que a tecnologia é capaz de fazer são importantes.
  • O objetivo de Musk é mostrar que o seu modelo pode superar os rivais.
  • No mais recente vídeo divulgado, o protótipo aparece dançando.
  • Milan Kovac, chefe do programa Optimus da Tesla, comemorou o resultado e disse que muitas otimizações e correções foram implementadas nos últimos meses.

Veja abaixo o robô humanoide dançando:

Leia mais

Tecnologia é considerada o futuro da Tesla

O Tesla Bot foi anunciado durante o evento AI Day da empresa em 2021. Na ocasião, um ser humano fingiu ser um robô humanoide e fez movimentos de robô e de dança. Já em maio de 2023, a Tesla mostrou vários protótipos de robôs em funcionamento que podiam andar e pegar coisas sem ajuda.

A tecnologia poderia substituir humanos nas linhas de montagem de veículos fazendo tarefas repetitivas. E, de fato, alguns exemplares já apareceram em vídeos trabalhando. Apesar de todo o potencial, a Tesla produziu poucas unidades do robô até agora.

Musk considera o robô humanoide Optimus como o futuro da Tesla (Imagem: Tesla/divulgação)

O principal problema diz respeito ao fornecimento de atuadores, dispositivos que possibilitam movimentações ou o controle de cargas e mecanismos, criando movimento a partir da conversão de energia armazenada em trabalho mecânico.

Mesmo assim, a expectativa de Musk é que “alguns milhares” de dispositivos estejam em operação na Tesla ainda em 2025, com a produção em massa dos robôs só deve começar no ano que vem. A expectativa é que o preço do robô varie entre US$ 25 mil e US$ 30 mil.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.