Uber e iFood se unem para compartilhar serviços entre os apps

Clientes poderão planejar seu trajeto e pedir refeições ou compras sem precisar alternar entre as plataformas
Por Bruna Barone, editado por Lucas Soares 14/05/2025 20h33
Captura-de-tela-2025-05-15-102745-1920x1080.png
Integração começará em cidades selecionadas a partir do segundo semestre deste ano (Imagem: Uber/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Uber e o iFood vão passar a oferecer viagens e serviços de delivery de forma conjunta em seus aplicativos. As empresas informaram que a parceria estratégica pretende oferecer mais conveniência a milhões de consumidores no Brasil.

Os clientes agora podem planejar seu trajeto e pedir refeições ou compras sem precisar alternar entre os aplicativos, economizando tempo e aprimorando a experiência geral, segundo comunicado divulgado à imprensa.

A integração dos serviços começará a ser implementada em cidades selecionadas do Brasil no segundo semestre de 2025, com expansão nacional planejada para breve.

“Hoje, apenas cerca de metade dos clientes do iFood e da Uber no Brasil utilizam ambas as plataformas. Portanto, esta parceria representa um grande marco em nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com o toque de um botão”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

Uber tem cerca de 30 milhões de usuários ativos no país (Imagem: Igoraquaman/iStock)

Como vai funcionar?

Na prática, permite que usuários do iFood reservem viagens da Uber diretamente pelo aplicativo iFood, enquanto os usuários da Uber terão acesso aos serviços de entrega de comida, supermercado, farmácia e conveniência do iFood dentro do aplicativo Uber.

Os consumidores podem solicitar seus serviços pelo aplicativo de sua preferência. Se usarem a Uber, a aba “Entregas” será migrada para o iFood. Se usarem o iFood, uma nova aba “Mobilidade” permitirá que os consumidores reservem suas viagens pelo Uber. 

“Acreditamos que essa parceria impulsionará mais pedidos para restaurantes, supermercados, farmácias e lojas de conveniência; gerará mais renda para entregadores e motoristas; e tornará o dia a dia dos consumidores ainda mais fácil”, afirmou Diego Barreto, CEO do iFood.

Por enquanto, não há mudanças no Uber One ou no “Clube iFood”, os programas de assinatura oferecidos pelos aplicativos, embora as duas empresas tenham concordado em explorar iniciativas conjuntas de assinatura em um futuro próximo.

iFood realiza mais de 120 milhões de pedidos por mês em todo o país (Imagem: Leonidas Santana/iStock)

Leia Mais:

Parceria de gigantes

A integração das empresas tem grande potencial para render frutos a longo prazo: a Uber tem cerca de 30 milhões de usuários ativos, enquanto o iFood realiza mais de 120 milhões de pedidos por mês em todo o país.

O anúncio ocorre dias após o aplicativo Keeta confirmar a vinda ao Brasil. A plataforma de delivery é líder em entregas na China e tem se expandido para outros mercados. Por aqui, a promessa é de taxas reduzidas para consumidores e investimentos de R$ 5,6 bilhões pelos próximos cinco anos.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.