Mais anúncios! YouTube terá mudança que deve irritar usuários

Mudança usará o Gemini para mudar a forma como você vê seus anúncios
Vitoria Lopes Gomez15/05/2025 12h04
youtube
Usuários foram às redes sociais para reclamar (Imagem: Artyom Sobolev/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Você já deve ter passado pela seguinte situação: estar assistindo um vídeo no YouTube quando, em um momento completamente aleatório, surge um anúncio. A plataforma vai mudar isso… mas deve piorar ainda mais a vida dos usuários.

Ofertas

Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
Vendido por Amazon
Material Dourado Com 74 Peças Pais & Filhos Dourado
De: R$ 11,85
Por: R$ 8,28
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 404,90
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 505,00

Agora, o YouTube vai usar a inteligência artificial do Google, o Gemini, para inserir as propagandas nos momentos mais emocionantes do vídeo. A mudança beneficia os anunciantes, mas deve irritar usuários (imagina se deparar com um anúncio bem na melhor parte do conteúdo?).

Ferramenta do Gemini vai mapear momento de maior emoção no vídeo… e inserir um anúncio logo depois (Imagem: YouTube/Reprodução)

YouTube vai inserir anúncios analisados pelo Gemini

A mudança foi anunciada na apresentação Upfront do YouTube, que aconteceu na quarta-feira (14) em Nova Iorque.

O novo formato de anúncios é chamado “Peak Points” (pontos de pico, em tradução literal). Ele usa o Gemini para analisar vídeos presentes na plataforma e identificar quais momentos têm maior envolvimento emocional por parte do espectador, ou quais são mais impactantes emocionalmente. Então, sugere colocar um anúncio logo depois deles.

A tática do Google é capturar a atenção dos usuários bem quando eles estão mais envolvidos no conteúdo. Como lembrou o TechCrunch, essa técnica é chamada de segmentação baseada em emoções, no qual os anunciantes veiculam propagandas alinhadas com as emoções presentes no vídeo. A expectativa é que, por estarem envolvidos com o conteúdo, os espectadores se lembrem melhor dos anúncios.

O Peak Points beneficia os anunciantes, mas, na prática, deve frustrar os usuários.

Se você estiver assistindo pela TV, poderá comprar pelo celular (Imagem: YouTube/Reprodução)

Assistir e comprar ao mesmo tempo

Ainda durante a apresentação Upfront, os executivos do YouTube anunciaram um novo formato de anúncio focado nas TVs conectadas:

  • A novidade vai permitir que anunciantes exibam os produtos presentes nos anúncios do lado direito da TV. Ou seja, enquanto o usuário assiste, pode comprar o que está vendo;
  • E não só o produto do anúncio em si: haverá um catálogo completo da marca. Caso o usuário clique em um item, basta escanear o QR code que aparece na tela, que leva diretamente para o link de compra;
  • Também é possível enviar o link para outros dispositivos ou selecionar mais de um item para comprar de uma só vez;
  • A mudança é estratégica, já que muitos espectadores assistem os vídeos da plataforma em TVs grandes enquanto usam o celular.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: