Google apresenta IA que promete ser a mais inteligente

Big tech combinou modelos Gemini para criar agente que sugere soluções para problemas científicos ainda sem resposta
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 15/05/2025 00h45, atualizada em 15/05/2025 00h54
Logo do Google em uma fachada
Big tech tenta melhorar sua emissão de gases do efeito estufa (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google revelou sua nova inteligência artificial (IA) que desenvolve algoritmos para aplicações matemáticas e práticas em computação. O AlphaEvolve é alimentado por modelos de linguagem grande (LLM’s, na sigla em inglês) e será usado para descoberta e otimização de algoritmos de uso geral.

O agente combina recursos criativos de resolução de problemas dos modelos Gemini com avaliadores automatizados que verificam as respostas e aprimoram ideias promissoras, segundo a big tech.

Novo agente de IA combina modelos Gemini Flash e Gemini Pro (Imagem: Google)

A empresa diz que o AlphaEvolve aprimorou a eficiência dos data centers, do design de chips e dos processos de treinamento de IA do próprio Google na fase de testes. Além disso, ajudou a projetar algoritmos de multiplicação de matrizes mais rápido e a encontrar novas soluções para problemas matemáticos.

Google combinando tecnologias

  • Em 2023, a empresa demonstrou, pela primeira vez, como grandes modelos de linguagem podem gerar funções escritas em código de computador para ajudar a descobrir conhecimento novo e comprovadamente correto sobre um problema científico aberto;
  • Agora, segundo o Google, o AlphaEvolve pode ir além da descoberta de funções únicas para evoluir bases de código inteiras e desenvolver algoritmos muito mais complexos;
  • A tecnologia utiliza o modelo mais rápido e eficiente da empresa até agora, o Gemini Flash, que maximiza a amplitude das ideias exploradas, enquanto o modelo Gemini Pro proporciona “profundidade crítica com sugestões perspicazes”.

Leia mais:

Lista de alterações propostas pelo AlphaEvolve para descobrir algoritmos de multiplicação de matrizes mais rápidos (Imagem: Google)

Quando teremos acesso?

O Google diz que está trabalhando para criar uma interface de usuário amigável para interações com o AlphaEvolve. A ideia é lançar um Programa de Acesso Antecipado para usuários acadêmicos selecionados que poderão explorar a ferramenta.

A empresa informa que o agente está sendo aplicado atualmente em matemática e computação, mas que sua natureza permite que seja usado na solução de qualquer problema descrito em algoritmo.

“Acreditamos que o AlphaEvolve pode ser transformador em muitas outras áreas, como ciência dos materiais, descoberta de medicamentos, sustentabilidade e aplicações tecnológicas e comerciais mais amplas”, diz o comunicado.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.