OpenAI pode expandir presença no Oriente Médio com novos data centers

Parceria com os Emirados Árabes é estratégica para a startup, envolvendo apoio financeiro e acesso a semicondutores
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 15/05/2025 07h55
Logo da OpenAI em um smartphone
(Imagem: TY Lim/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI está negociando a construção de data centers nos Emirados Árabes Unidos, o que pode marcar uma expansão estratégica da empresa no Oriente Médio. As informações são da Bloomberg.

O possível acordo — ainda em definição — pode ser anunciado durante a visita do presidente Donald Trump à região, que está ocorrendo essa semana. O CEO da OpenAI, Sam Altman, também está nos Emirados em uma viagem com foco em parcerias tecnológicas.

OpenAI buscando mais influência fora dos EUA

  • A iniciativa integra os esforços da OpenAI para firmar alianças com governos fora dos EUA e fortalecer sua infraestrutura global de inteligência artificial, mantendo a liderança americana no setor.
  • A empresa já mantém laços com os Emirados desde 2023, por meio da G42, de Abu Dhabi, que recebeu um investimento bilionário da Microsoft, principal apoiadora da OpenAI.
  • O novo projeto dependerá do acesso a chips avançados da Nvidia, hoje restrito por regulamentações dos EUA. No entanto, o governo Trump avalia flexibilizar essas regras, o que pode permitir a importação de mais de um milhão de chips para o Golfo — destinados, principalmente, a data centers de empresas americanas.
Data center
Projeto pode marcar nova fase de expansão internacional e dependerá de chips avançados da Nvidia (Imagem: rameez126/Shutterstock)

Leia mais:

Financiamento estaria encaminhado

Além disso, a MGX, fundo ligado à família real dos Emirados, é uma das principais financiadoras da OpenAI e deve participar da joint venture de US$ 100 bilhões entre OpenAI, SoftBank e Oracle para expandir a infraestrutura de IA nos EUA.

Ainda não há confirmação sobre a capacidade dos novos data centers, e as discussões continuam em andamento. Enquanto isso, autoridades americanas trabalham na criação de novas regras para o envio de semicondutores ao exterior, substituindo diretrizes da era Biden.

openAI
Nova infraestrutura pode ser viabilizada por investimento árabe – Imagem: Vitor Miranda / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.