Imagem: Nature
A descoberta de 17 pegadas de cerca de 355 milhões de anos no sudeste da Austrália intrigou cientistas. Agora, uma análise revelou que estas marcas teriam sido deixadas pelo réptil mais antigo já conhecido a habitar o nosso planeta.
A conclusão é importante porque muda o atual entendimento dos pesquisadores, antecipando o surgimento dos primeiros répteis em aproximadamente 35 milhões de ano. Em outras palavras, o estudo aponta que a evolução dos vertebrados terrestres ocorreu mais rapidamente do que se pensava.
A equipe responsável pelo trabalho explica que as pegadas fossilizadas, aparentemente feitas em uma margem de rio lamacenta antiga, incluem duas trilhas mais uma impressão isolada. Elas foram preservadas em uma laje de arenito medindo cerca de 35 cm de largura.
As marcas têm aproximadamente 3 a 4 centímetros de comprimento cada uma. Todas exibem características de rastros de répteis, incluindo forma geral, comprimento dos dedos e marcas de garras associadas. Elas parecem ter sido deixadas por um réptil com dimensões corporais semelhantes às de um lagarto.
Os pesquisadores acreditam que os rastros foram deixados por três indivíduos da mesma espécie, sem marcas de arrasto de cauda ou corpo. Nenhum resto de ossos foi encontrado, o que impossibilita saber ao certo como eram estes animais antigos.
O que os cientistas podem afirmar é que estas criaturas eram predadores, uma vez que a alimentação à base de plantas só apareceu mais tarde. O fato de as pegadas serem encontradas perto da margem de um rio pode indicar que os répteis caçavam peixes. As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Nature.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de maio de 2025 08:07