Imagem: dee karen/Shutterstock
Pesquisadores das universidades de Oxford, Durham e Toronto descobriram que a crosta continental da Terra tem produzido enormes quantidades de hidrogênio natural ao longo de bilhões de anos — o suficiente, em teoria, para suprir a demanda da humanidade por mais de 170 mil anos.
Publicada na revista Nature Reviews Earth & Environment, a pesquisa identifica as condições geológicas específicas que permitem a formação e preservação de reservas subterrâneas de hidrogênio, oferecendo uma “receita” baseada em princípios científicos para localizá-las.
Entre os fatores estão o tipo de rocha, a movimentação do gás no subsolo e a presença de microrganismos que podem consumir o hidrogênio.
Ao contrário do que se pensava, essas fontes não estão limitadas ao manto terrestre e podem ser encontradas em diversos ambientes geológicos da crosta, inclusive em regiões já identificadas nos EUA e ao redor do mundo.
Leia mais:
Segundo os autores, dominar essa nova abordagem exploratória pode abrir caminho para uma fonte limpa e abundante de energia, viabilizando um futuro mais sustentável.
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de maio de 2025 13:19