Veja 5 sedans populares que estão “encalhados” nas vendas

Com a popularização dos SUVs, a venda dos Sedans caiu. Veja 5 modelos desses veículos que encalharam no mercado
Por Marcelo Valladão, editado por Wagner Edwards 19/05/2025 04h00
imagem mostra as portas abertas de um sedan preto em uma oficina
Sedans perdem espaço para SUVs (Imagem: @Freepik/Freepik)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No mercado automotivo brasileiro, é notória a presença crescente dos SUVs em detrimento de outros modelos de veículos. Dentre entre eles, os sedans, que sempre lideraram as vendas no país agora passam por certa dificuldade para serem vendidos.

Essa mudança de comportamento, onde a concorrência está cada vez mais competitiva, faz com que os sedans enfrentem dificuldades nas vendas, mesmo os modelos com boa tecnologia embarcada e considerados carros de luxo. Você sabe quais são esses modelos? Vamos apresentar 5 sedans que passam por essa situação, talvez você se surpreenda.

Veja 5 sedans conhecidos que estão “encalhados” nas vendas

Honda Civic

O Honda Civic já foi o campeão de vendas e sempre figurou como uma referência entre os sedãs médios. Hoje, porém, é vendido apenas na versão híbrida e-HEV, importada e com preço de R$ 265.900, um valor salgado para nosso mercado.

imagem mostra um carro cinza claro estacionado e um fundo branco na imagem
Honda Civic já foi um dos carros mais vendidos na categoria (Imagem: Divulgação/Honda)

Embora tenha visual moderno, interior refinado com painel digital e central multimídia de 9 polegadas, além de bom desempenho (faz de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos), em abril foram emplacadas apenas 65 unidades.

A3 Sedan

Com visual esportivo, motor 2.0 turbo híbrido leve de 204 cv e acabamento de qualidade, o Audi A3 Sedan vendeu apenas 44 unidades em abril. Custando cerca de R$ 270.000 na versão de entrada, ele enfrenta forte concorrência de SUVs de luxo e sedãs médios mais bem equipados.

imagem mostra um carro vermelho visto de cima
Com design esportivo, o modelo tem preço parecido com o do Civic híbrido (Imagem: Divulgação/Audi)

A retirada da antiga versão flex, mais acessível, também contribuiu para a queda no interesse.

A4 Sedan

Clássico entre os sedãs médios de luxo, o Audi A4 também enfrenta dificuldades no mercado, com apenas 36 unidades vendidas em abril.

imagem mostra um sedan cinza rodando numa estrada de asfalto numa montanha
O Audi A4 enfrenta os mesmos problemas de vendas que o seu irmão menor, o A3 (Imagem: Divulgação/Audi)

Com o mesmo motor 2.0 turbo de 204 cv do A3 e preço inicial de R$ 304.990 na versão Prestige, o modelo vem perdendo espaço tanto para os SUVs da própria Audi quanto para concorrentes diretos, como o BMW Série 3.

Leia mais:

Honda Accord

Com preço acima de R$ 320.000, o Honda Accord, tradicional ícone entre os sedãs grandes, também enfrenta um momento difícil. A atual geração, disponível apenas na versão híbrida de 207 cavalos, combina visual elegante, interior espaçoso e central multimídia de 12,3 polegadas.

imagem mostra um sedan cinza rodando numa pote sobre a água com o pôr-do-sol no fundo
O Honda Accord um dos mais tradicionais modelos entre os sedans (Imagem: Divulgação/Honda)

Porém, o modelo teve apenas 27 unidades emplacadas em abril — um sinal claro de que perdeu relevância no mercado brasileiro.

Audi A5 Sportback

imagem mostra a visão de baixo de um sedan azul escuro rodando pela rua de uma cidade
O Audi A5 Sportback não tem desempenho melhor em vendas do que os outros modelos da marca (Imagem: Divulgação/Audi)

Apesar do visual sofisticado e esportivo e do motor 2.0 turbo de 204 cavalos, o modelo registrou apenas 25 unidades vendidas. Com preço inicial na casa dos R$ 360.000, enfrenta esse mercado cada vez mais dominado por SUVs e opções mais acessíveis.

Será que os sedans irão sobreviver? Vamos acompanhar.

Marcelo Valladão
Colaboração para o Olhar Digital

Marcelo Valladão é jornalista formado pela FIAM.Tem 20 anos no mercado, gosta de escrever sobre tecnologia, internet e mundo retrô. Atualmente é colaborador do Olhar Digital.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.