Google está mudando completamente sua busca; veja os detalhes

Sabe quando você faz uma pesquisa e, logo no topo página, aparece o resumo de IA? Empresa está investindo de vez nessa modalidade
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 20/05/2025 17h20, atualizada em 20/05/2025 21h04
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Você com certeza já fez uma pesquisa qualquer no Google. Até pouco tempo atrás, as buscas resultavam em uma página cheia de links, e você clicava naquele que preferia. Isso mudou: no ano passado, o Google começou a apresentar as respostas prontas logo no topo da página.

Esse recurso é chamado de AI Overviews (ou Visão Geral de IA) e funciona com base no Gemini (ele busca as respostas na web e fornece um resumo com os principais resultados).

Alguns gostam desse ‘atalho’, já outros nem tanto e preferem continuar com a busca tradicional. A big tech gostou: durante o evento Google I/O, conferência anual voltada para desenvolvedores, a empresa anunciou que está expandindo o uso de IA nas buscas.

ícone do gemini em celular
Google está investindo de vez na busca com IA (Imagem: mundissima / Shutterstock.com)

Google vai apostar de vez no uso de IA nas buscas

Em comunicado, o Google revelou que, desde que o AI Overviews foi implementado, as buscas usando essa modalidade aumentaram em todo o mundo. Ou seja, as pessoas realmente aderindo ao ‘atalho’.

E tem mais: segundo a empresa, os usuários não se atém a perguntas simples. Elas estão começando a fazer pesquisas mais complexas, longas e multimodais (que envolvem mais de um formato, como texto, imagens e vídeos).

Pensando nisso, o Google anunciou o lançamento do Modo IA, uma modalidade de pesquisa de IA “mais poderosa, com raciocínio e multimodalidade mais avançados, além da capacidade de se aprofundar em perguntas complementares e links úteis para a web”. Basicamente, os resultados gerados por IA ficarão melhores e mais complexos.

O recurso está sendo testado desde o início do ano. Inicialmente, ele estará disponível apenas nos Estados Unidos através do Google Labs, mas sem necessidade de cadastro.

Novidade foi anunciada na conferência Google I/O 2025 (Imagem: Google/Divulgação)

Como vai funcionar a pesquisa com IA

Atualmente, quando você faz uma pesquisa simples no Google, um resumo gerado pelo Gemini com os principais resultados aparece logo no topo da página. No entanto, se você continuar rolando a tela, vai ver os links que já conhecemos.

De acordo com a demonstração publicada no blog da empresa, parece que o Modo AI estará disponível em uma aba própria, separada da aba principal. Veja como fica:

Modo IA do Google parece funcionar em uma aba separada (Imagem: Google/Divulgação)

Confira outros detalhes sobre o Modo IA:

  • Essa modalidade vai dividir a pergunta em subtópicos, permitindo gerar “uma infinidade de consultas simultaneamente”. O resultado é que as respostas serão mais aprofundadas do que um simples link;
  • Além disso, o Modo IA utiliza o Gemini, que consegue entender o contexto da pergunta para melhorar a qualidade dos resultados;
  • Segundo a big tech, a pesquisa com IA poderá “gerar centenas de buscas, analisar informações díspares e criar um relatório completo e de nível especializado em apenas alguns minutos, economizando horas de pesquisa”.

Leia mais:

Modo IA terá agentes capazes de fazer o trabalho para você

O Google ainda anunciou que vai integrar um agente de IA no buscador. Com ele, o usuário poderá fazer uma solicitação e a própria ferramenta resolve tudo, por conta própria.

Por exemplo, segundo a demonstração da empresa, você pode pedir: “Encontre 2 ingressos acessíveis para o jogo dos Reds neste sábado no andar inferior”. Então, o Modo IA começa a pesquisar em vários sites da web até achar um ingresso disponível que atenda todos os requisitos. Ele responde à pessoa com o link que melhor se encaixa no pedido, para que ela apenas entre e feche a compra.

O Olhar Digital deu os detalhes aqui.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.