Fim da barreira linguística: Google Meet vai dublar o que você fala em tempo real

Empresa anunciou que usará o Gemini para dublar vozes e realizar traduções em tempo real no Meet
Vitoria Lopes Gomez20/05/2025 14h29, atualizada em 20/05/2025 14h38
Imagem para ilustrar tutorial acerca do Google Meet
Imagem: Primakov/Shutterstock.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

É o fim da barreira linguística. O Google anunciou que vai usar o Gemini para realizar traduções de fala em tempo real no Meet. A tecnologia promete preservar sua voz, tom e expressão.

A novidade foi anunciado durante o Google I/O, a principal conferência anual da empresa voltada para desenvolvedores. O evento teve início nesta terça-feira (20) e promete grandes anúncios envolvendo inteligência artificial, Android e serviços em nuvem do Google.

Google fez uma demonstração do recurso (Imagem: Google/Reprodução)

Google Meet vai repetir o que você fala… em outras línguas

Não é apenas uma tradução em texto. A IA vai repetir o que você fala, só que em outro idioma. De acordo com o anúncio no Google I/O, o Gemini vai preservar suas características, como tom de voz, voz e expressões (gírias, por exemplo).

Durante o evento, a empresa fez uma demonstração. No vídeo exibido no telão, duas mulheres vão começar uma conversa. A intenção de uma delas é alugar um imóvel na América do Sul, mas ela fala inglês, não espanhol. Então, antes de começar a chamada, uma delas avisa que vai ativar a tradução em tempo real… e o Gemini começa a dublá-las conforme elas conversam entre si.

Por enquanto, o recurso funciona apenas em inglês e espanhol, mas o Google espera adicionar as opções de italiano, alemão e português “nas próximas semanas”. O recurso já está sendo implementado para assinantes.

Google I/O 2025 (Imagem: Google/Divulgação)

Google Meet não é o primeiro

Apesar do recurso ser animador, o Google não é o primeiro a implementar traduções em tempo real usando inteligência artificial.

A Microsoft anunciou um recurso parecido no final do ano passado, para o Teams.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.