Após explosão, SpaceX recebe autorização para voar com o maior foguete do mundo

Voo 9 da Starship pode acontecer na semana que vem. Maior foguete do mundo coleciona fracassos em 2025
Lucas Soares22/05/2025 16h20, atualizada em 22/05/2025 20h44
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se Elon Musk pretendia fazer 25 voos com a Starship neste ano, as duas explosões nos dois primeiros (e únicos) lançamentos do maior foguete do mundo em 2025 podem ter jogado um balde de água fria nos planos do bilionário. Mas nem tudo está perdido: a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) autorizou a SpaceX a colocar o foguetão no ar novamente.

A liberação acontece após o órgão investigar o último incidente, ocorrido no voo 8. Na semana passada, a FAA já havia aumentado em cinco vezes o número de voos permitidos na Starbase, no Texas, mas ainda faltava a aprovação para a decolagem desse foguete.

Nesta quinta-feira (22), a SpaceX conseguiu a autorização, mas com uma ressalva: os dois últimos acidentes, segundo a FAA, aumentaram as chances de falhas nos voos da empresa. Por isso, a área de risco, onde destroços podem cair, agora está maior, abrangendo 1.600 milhas náuticas (cerca de 2,9 mil quilômetros).

Leia mais:

Dessa forma, além do Texas, partes do Caribe também estão na zona de risco. A FAA afirmou ainda que está exigindo que a SpaceX realize o voo de teste em horários “fora de pico”. Isso porque os dois acidentes anteriores forçaram a agência a desviar dezenas de voos domésticos e internacionais.

Starship decolando
(Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

Quando a Starship deve voar novamente?

Uma data específica para a decolagem não foi divulgada, mas, segundo o Space.com, avisos a pilotos e marinheiros sugerem que 27 de maio é a data prevista.

A única informação oficial que temos sobre o Starship 9 é que, pela primeira vez, veremos uma parte da nave sendo reutilizada. No caso, a SpaceX usará o propulsor do voo 7 (que, ao contrário do estágio superior, não explodiu).

Se a nave realmente decolar na próxima semana, você poderá acompanhar, como sempre, ao vivo no Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.