Fortaleza escondida revela armas e segredos da Idade Média

Local serviu como um posto militar estratégico por centenas de anos e é um dos complexos defensivos históricos mais importantes da Suécia
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 22/05/2025 07h00
fortaleza-na-suecia-1-1920x1080
Imagem: Marcus Andersson/Associação Sueca de Arqueólogos
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Foram quase oito anos de escavações em uma fortaleza medieval em Gotemburgo, na atual Suécia. Os trabalhos renderam uma série de achados arqueológicos impressionantes, que foram agora relatados pela equipe.

Estas descobertas ajudam a entender mais sobre o passado da região, bem como sobre como as fortificações eram erguidas naquela época. Todos os objetos ficarão disponíveis para o público em exibições no Museu Histórico de Estocolmo.

A história da fortaleza

  • Os pesquisadores explicam que o local serviu como um posto militar estratégico por centenas de anos e é um dos complexos defensivos históricos mais importantes da Suécia.
  • Por muito tempo, este foi o único ponto de acesso direto do país para o Mar do Norte, enquanto o resto da costa ocidental permanecia sob o domínio da Dinamarca e Noruega.
  • As primeiras fortificações foram erguidas pelo rei Birger, em 1285, mas foi elas precisaram ser reconstruídas em 1455.
  • A fortaleza foi saqueada duas vezes, uma pelos dinamarqueses em 1523, durante a Guerra de Libertação da Suécia, e outra em 1612, durante a Guerra de Kalmar.
  • O local só seria desativado em 1822.
Restos da fortaleza medieval (Imagem: Marcus Andersson/Associação Sueca de Arqueólogos)

Leia mais

Diversas construções foram localizadas

Os arqueólogos sabiam que esta rica história escondia segredos. Por isso, diversas escavações foram realizadas no local nos últimos anos. Mas os pesquisadores ficaram impressionados com os resultados do último trabalho, de 2023.

Em comunicado divulgado pelo Museu Histórico do Estado, a equipe revelou achados arquitetônicos que incluíram restos de casas, terraplenagem e paredes, bem como um portão de fortaleza e um porão de torre. Estas construções foram erguidas misturando pedras, tijolos, muralhas de barro e madeira.

Diversos objetos foram desenterrados no local (Imagem: Marcus Andersson/Associação Sueca de Arqueólogos)

Várias armas também foram encontradas, sendo uma adaga do século XV a mais impressionante. Ela foi localizada com a lâmina de ferro quebrada e significativamente lascada, mas com o punho de madeira feito de bétula encaracolada em boas condições.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.