O tempo que essas pedras permanecem suspensas determina seu tamanho final (Imagem: Dominic Fial/iStock)
Nos últimos anos, episódios de granizo com pedras gigantes têm se tornado cada vez mais frequentes e destrutivos nos Estados Unidos.
Em Johnson City, no Texas, pedras do tamanho de toranjas estilhaçaram janelas de carros. Já em junho de 2024, um caçador de tempestades registrou uma pedra de granizo quase do tamanho de um abacaxi. Mas como essas pedras ficam tão grandes? E por que essas tempestades parecem estar piorando?
Segundo Brian Tang, professor de ciências atmosféricas da Universidade de Albany (EUA), o granizo se forma quando minúsculos cristais de gelo são levados por correntes ascendentes dentro de tempestades severas, onde colidem com gotas de água super-resfriada, formando camadas de gelo.
Leia mais:
O tempo que essas pedras permanecem suspensas determina seu tamanho final. “Supercélulas — tempestades rotativas de longa duração — são particularmente eficientes em produzir granizo grande”, explica Tang em artigo do The Conversation.
O impacto é significativo: os danos causados por granizo a propriedades e plantações têm crescido, impulsionados tanto pela intensidade das tempestades quanto pelo aumento da ocupação humana em áreas vulneráveis.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de maio de 2025 01:54