A chuva ácida é um fenômeno meteorológico decorrente da ação humana e consiste na acidificação da água da chuva, a qual se encontrada contaminada por agentes poluentes. Este evento pode ocasionar algumas consequências, tanto para o ser humano quanto para o meio-ambiente. A seguir, confira mais informações sobre como a chuva ácida se forma, quais as suas consequências, e como preveni-la.

Leia mais:

publicidade

O que é e como se forma a chuva ácida?

peixes mortos em lago pela chuva ácida
Peixes mortos em lago exemplificam uma das consequências da chuva ácida (Reprodução: Jo-Anne McArthur/Unsplash)

Os fenômenos da natureza que ocorrem na atmosfera do planeta podem ser classificados como “fenômenos meteorológicos”. A chuva ácida é um exemplo deste tipo de evento, mas ao contrário de outros, ela acontece devido a intervenção humana na natureza.

A chuva ácida ocorre quando agentes poluentes são despejados na atmosfera e dissolvidos na água das nuvens. Este despejo ocorre, principalmente, pela produção de fumaça poluente, como aquela que sai dos veículos e das fábricas. Ou seja, substâncias como dióxido de nitrogênio e óxido de nitrogênio são jogadas no ar em forma de fumaça, sobem até a altura das nuvens, são dissolvidas pela água presente na região, formam agentes ácidos e caem novamente na terra em forma de chuva.

publicidade

Uma vez que a chuva ácida é produzida, ela interfere negativamente na natureza, prejudicando a vida da fauna, flora, e até a humana. Dentre as principais consequências, é possível citar danos à vegetação, pois o ácido corrói folhas, caules, troncos e frutos; a acidificação do solo; contaminação de rios, lagos e córregos, o que ameaça o desenvolvimento da vida marinha; corrosão de diferentes partes de edifícios e casas; e problemas respiratórios nos humanos pela ingestão e inalação.

A maneira mais eficaz para prevenir a natureza da chuva ácida é, sem dúvida, a reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera e mudar o consumo de energia para fontes mais limpas e renováveis.