A alteração dos dados bancários para a restituição do Imposto de Renda pode ser realizada antes e depois de entrar na fila da Receita/shutterstock_rafastockbr
Receber a restituição do Imposto de Renda corretamente depende de dados bancários atualizados. No entanto, muitos contribuintes percebem, após o envio da declaração, que informaram uma conta errada ou desejam alterar dados bancários para restituição em outro banco.
Felizmente, a Receita Federal permite essa correção de forma simples e digital, evitando transtornos e garantindo que o dinheiro chegue ao destino certo.
Neste artigo, apresentamos um passo a passo detalhado sobre como modificar os dados bancários para a restituição do Imposto de Renda. Desde o acesso ao Portal e-CAC até a confirmação da alteração, você aprenderá cada etapa necessária para garantir que sua restituição seja depositada corretamente e sem complicações.
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A alteração dos dados bancários para restituição do Imposto de Renda deve ser feita sempre que o contribuinte perceber que informou uma conta incorreta ou não válida na declaração. Isso pode acontecer quando a conta cadastrada foi encerrada, pertence a outro titular ou não está apta a receber o crédito da restituição.
Além disso, quem desejar mudar o banco no qual receberá o valor pode solicitar a alteração dos dados bancários para restituição dentro do prazo permitido pela Receita Federal.
O ideal é verificar os dados bancários antes do envio da declaração, mas caso seja necessário corrigi-los depois, a Receita disponibiliza opções para essa atualização de forma digital.
Se a restituição já tiver sido liberada, a correção pode ser feita diretamente no Banco do Brasil, que administra os pagamentos. Dessa forma, o contribuinte garante que o dinheiro será depositado corretamente, evitando atrasos e transtornos no recebimento.
Passo 1
Entre no Portal e-CAC e faça login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
No menu, vá até “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
A) Dentro da seção “Restituição”, clique em “Consultar e Alterar Conta para Crédito de -Restituição”.
B) Escolha a opção para modificar os dados bancários. Caso esteja em “Fila de Restituição como na Imagem”, você não poderá alterar direto nessa opção. Para isso, siga o passo 4.
Preencha os campos com as informações da nova conta bancária.
Confirme a alteração e salve os dados.
Acesse o site do Banco do Brasil ou entre em contato com a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Solicite um novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil.
Caso prefira, envie uma declaração retificadora alterando os dados bancários para depósito da restituição. Lembre-se de que a data de apresentação da declaração retificadora será considerada para fins de priorização no pagamento.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de maio de 2025 20:35