Dentre as muitas utilidades do aplicativo Gov.br, a mais nova vai permitir que os brasileiros com dinheiro esquecido nos bancos consigam sacar os valores. Mas, para isso, é preciso subir de nível no app do Governo Federal. Nele, existem três níveis: o bronze, o prata e o ouro.

Cada nível reflete a forma como a conta é criada ou validade. Algumas características diferenciam os níveis, como grau de segurança (quais dados estão validados e em quais bases), serviços que podem ser acessados e transações digitais que podem ser realizadas.

Leia mais:

Normalmente, todo usuário começa com uma conta bronze. Subir, porém, é bem simples e o Olhar Digital te ensina no tutorial abaixo!

publicidade
  1. Abra o aplicativo Gov.br. Caso ainda não tenha, é possível fazer o download nas lojas App Store, para smartphones com o sistema operacional iOS, e Play Store, para aqueles com Android.
  2. Assim que fizer o login com sua conta, geralmente usando CPF e senha, você verá a tela inicial. Nela, há logo em cima o nível da sua conta. Clique em “Aumentar nível”.
Subir nível Gov.br
Imagem: Reprodução

3. Nesta etapa é possível saber a diferença entre os níveis clicando em cada um. As funções são cumulativas, ou seja, tudo que tem no bronze, tem no prata, com outras permissões, e o mesmo acontece no ouro. Aperte em “Aumentar nível da conta”.

Subir nível Gov.br
Imagem: Reprodução

4. Em seguida, o aplicativo Gov.br vai destacar as instruções para fazer o reconhecimento facial. Caso ele seja feito com a base do Detran, utilizando seus dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o nível vai para o prata. Se o usuário já tiver a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, sobe direto para o nível ouro. Clique em “Fazer reconhecimento facial”.

Subir nível Gov.br
Imagem: Reprodução

5. A etapa seguinte pede que o usuário enquadre o rosto para que o aplicativo valide a identidade.

Subir nível Gov.br
Imagem: Reprodução

6. Caso os cadastros estejam atualizados, o nível da conta será automaticamente validado. Agora é só apertar “Entendi”.

Subir nível Gov.br
Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como subir de nível no aplicativo Gov.br. Nos níveis prata e ouro é possível sacar o dinheiro esquecido nos bancos quando os valores forem liberados, no mês de março.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!