Onda de frio vai derrubar temperaturas pelo menos até 3 de junho (Imagem: Pedro Moraes/iStock)
O encerramento do mês de maio será marcado por temperaturas congelantes em algumas cidades do Brasil. A expectativa é de termômetros abaixo de 0 °C nos três estados da região Sul. Já no Sudeste e Centro-Oeste do país, o frio ficará abaixo dos 10 °C, segundo a Climatempo.
A situação mais preocupante, segundo o portal, é no Rio Grande do Sul, que está sujeito à ocorrência de temporais, acompanhados de raios e ventos fortes a partir desta terça-feira (27). No sul e oeste gaúchos, a previsão é de grandes volumes de chuva acumulados, chegando a 100 mm.
A passagem de um ciclone extratropical entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29) favorece a intensificação e expansão das instabilidades em todos os estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Há risco de chuva forte, com ventos de 60 a 100 km/h, inclusive nas capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS).
As condições estarão favoráveis para a ocorrência de neve entre o final da tarde de quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29). As áreas com maior chance de neve devem ser as regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Também é considerada a possibilidade de neve nas cidades mais baixas da serra gaúcha, como Gramado (RS), Canela (RS) e Caxias do Sul (RS). Áreas no sul do Paraná têm maior chance de registrar chuva congelada do que neve.
Além dos estados do Sul, o risco de geada é de moderado a forte no Mato Grosso do Sul, São Paulo (na divisa com o Paraná e em áreas de baixada no norte do Estado) e Sul de Minas (especialmente nas áreas mais elevadas da serra da Mantiqueira).
Leia mais:
A passagem da onda de frio vai favorecer novos recordes de baixas temperaturas. Até agora, a menor temperatura registrada no Brasil em 2025 foi de −3,2 °C na região de São Joaquim (SC), na serra catarinense.
Agora, a previsão é de temperaturas entre −5 °C e −7 °C nas regiões mais elevadas da serra de Santa Catarina entre os dias 30 e 31 de maio. O frio intenso deve permanecer em boa parte do país pelo menos até 3 de junho.
As menores temperaturas estimadas pela Climatempo são:
Novos recordes de menor temperatura do ano também são esperados para as capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de maio de 2025 00:51