Prepare os casacos: frente fria chegará em todo o país a partir de hoje

Avanço de frente fria polar deve afetar todas as regiões; temperaturas podem cair abaixo de zero no Sul
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 27/05/2025 04h05, atualizada em 28/05/2025 08h16
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Vai esfriar em muitas regiões do país! Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam a chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul entre esta terça (27) e quarta-feira (28).

O encontro entre massas de ar quente e frio deve provocar condições de tempo severo, especialmente na Região Sul e em áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Segundo o Inmet, o sistema trará não apenas chuva, mas uma queda acentuada nas temperaturas.

Uma intensa massa de ar frio, impulsionada por um anticiclone que atua na retaguarda da frente fria, deve se deslocar para latitudes mais baixas, alcançando Rondônia, Acre e sul do Amazonas — configurando o episódio de friagem mais intenso de 2025 na Amazônia até agora.

Na quinta-feira (29), há possibilidade de neve pontual nas serras gaúcha e catarinense, caso se mantenham as condições de frio intenso com umidade. As mínimas devem ficar entre 3°C e 5°C em vários pontos do Sul, com risco de temperaturas negativas nas regiões de maior altitude.

Leia mais:

Pessoas andando agasalhadas na rua em dia frio
Sistema polar poderá provocar neve, geadas, friagem na Amazônia e ventos de até 100 km/h (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O fenômeno pode ainda favorecer geada ampla no Sul e também em partes do sul de Mato Grosso do Sul.

A previsão do Climatempo aponta duas ondas de frio:

  • Primeira onda: avanço da frente fria entre hoje e amanhã com chuva no Sul e instabilidades em São Paulo e no Centro-Oeste;
  • Segunda onda: reforço do ar polar entre 31 de maio e 1º de junho, com potencial para recordes de frio no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte.
  • As temperaturas poderão atingir -3°C a -5°C nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com mínimas abaixo dos 5°C em centenas de municípios da Região Sul.

Ciclone extratropical e ventos intensos

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de formação de um ciclone extratropical na quinta-feira (29), sobre o Atlântico, ao largo da costa do Rio Grande do Sul.

O fenômeno pode gerar rajadas de vento de até 100 km/h, especialmente no Sul e Leste do estado, além de provocar ressaca no litoral do Sul e Sudeste. Especialistas ressaltam que ainda há incertezas quanto à intensidade e à posição exata do ciclone.

frio
Inmet e Climatempo alertam para queda brusca nas temperaturas (Imagem: Cris Faga/Shutterstock)

Sudeste e Centro-Oeste: tempo seco, mas com previsão de queda brusca nas temperaturas

Enquanto a frente fria ainda não chega, o ar seco predomina sobre grande parte do Sudeste, mantendo o sol e elevando as temperaturas durante o dia em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No entanto, a expectativa é de queda acentuada nas mínimas a partir da quinta-feira (30), com possibilidade de temperaturas abaixo de 10°C em várias áreas.

No interior paulista e oeste mineiro, a umidade relativa do ar deve cair para níveis abaixo de 30%, cenário que se repete no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

O bloqueio atmosférico que vinha impedindo o avanço de frentes frias sobre a região deve ser rompido com a chegada dessa massa polar.

Atenção para a chuva no Sul

Nesta terça-feira, segundo a Climatempo, a nova frente fria reforça as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná. Atenção maior para a faixa oeste e a região da Campanha no Rio Grande do Sul, onde há risco de tempestades, com chuva volumosa, raios, ventos fortes e até queda de granizo.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.