Salesforce desembolsa US$ 8 bilhões para fortalecer estratégia de IA

Compra reforça foco da gigante de software em dados e agentes autônomos, e se soma a outras aquisições bilionárias como Slack, Tableau e MuleSoft
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 27/05/2025 19h45
salesforce
Imagem: bluestork/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Salesforce anunciou nesta terça-feira (27) a aquisição da Informatica, empresa especializada em gerenciamento de dados em nuvem, por US$ 8 bilhões. Na semana passada, a Bloomberg informou que as empresas estavam em negociações para um acordo.

O movimento reforça a aposta da gigante de software em inteligência artificial, especialmente com a expansão da plataforma Agentforce.

Detalhes do negócio

  • Segundo os termos do acordo, acionistas das classes A e B-1 da Informatica receberão US$ 25 por ação em dinheiro.
  • O negócio será financiado com uma combinação de caixa da Salesforce e emissão de novas dívidas.
  • “As soluções de IA mais eficazes dependem de dados sólidos e organizados. Com os recursos de metadados e catálogo da Informatica, damos um salto significativo nessa direção”, afirmou Steve Fisher, diretor de tecnologia da Salesforce.
Empresa quer unir gestão de dados e inteligência artificial para acelerar agentes autônomos em sua plataforma – Imagem: Sundry Photography/Shutterstock

Leia mais! 

Ações subiram após divulgação da venda

As ações da Salesforce subiram mais de 1% após o anúncio, enquanto os papéis da Informatica avançaram 6%, após já terem registrado forte alta na semana passada, quando surgiram os primeiros rumores do acordo.

A integração dos serviços da Informatica — incluindo catálogo de dados, integração, governança, privacidade e gerenciamento — será feita em conjunto com ferramentas já consolidadas da Salesforce, como Data Cloud, MuleSoft e Tableau.

A aquisição marca mais um passo no histórico de grandes compras da companhia, que já investiu US$ 27,7 bilhões na Slack (2021), US$ 15,7 bilhões na Tableau (2019) e US$ 6,5 bilhões na MuleSoft (2018).

Nuvem
Compra impulsiona ações e amplia portfólio de soluções voltadas à automação inteligente de negócios – Imagem: Blackboard/ Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.