Trocar a bateria de um carro elétrico já é mais rápido do que abastecer no posto de gasolina

A CATL lançou uma bateria que pode ser trocada em apenas 100 segundos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 28/05/2025 17h04, atualizada em 29/05/2025 22h19
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Na China, trocar a bateria de um carro elétrico já é mais rápido do que parar no posto de gasolina para abastecer. A fabricante de baterias CATL começou as entregas dos primeiros veículos elétricos com um novo tipo de bateria intercambiável. Ou seja, em vez de recarregá-las, basta trocar por uma completamente nova.

Por enquanto, a tecnologia funciona em apenas um modelo, o Oshan 520, e pode ser trocada em menos de 100 segundos. São exatos 1 minuto e 40 segundos para ter uma bateria nova.

A CATL já instalou mais de 30 postos de troca em apenas uma cidade, com expectativa de instalar mais 50 até o final do ano.

Modelo Oshan 520, da Changan Automobile
Modelo Oshan 520 vem equipado com tecnologia de baterias intercambiáveis (Imagem: Changan Automobile/Reprodução)

Bateria funciona em um carro elétrico específico

Por enquanto, a bateria intercambiável, batizada de Choco-SEB, funciona apenas no Oshan 520, um carro elétrico da Changan Automobile que já vem equipado com essa tecnologia. O modelo tem preço inicial de 166.800 yuans na China, pouco menos de R$ 120 mil, e autonomia de até 515 quilômetros.

A Choco-SEB foi anunciada no ano passado, mas o Oshan 520 começou a ser entregue apenas nesta semana. Segundo a Changan Automobile, durante um evento no final de semana, foram mais de 15 mil encomendas, sendo que mil delas já chegaram aos motoristas.

Bateria intercambiável Choco-SEB, da CATL
Bateria Choco-SEB demora 100 segundos para ser trocada em uma estação de troca da CATL (Imagem: CATL/Reprodução)

Fim dos postos de gasolina?

A expectativa da CATL é avançar ainda mais na indústria automobilística e de baterias globalmente. E como falamos, a troca acontece em questão de segundos, muito menos tempo do que levaria para abastecer um modelo a combustão em um posto de gasolina tradicional.

Além disso, o próprio carro elétrico conta com carregamento ultrarrápido, caso o motorista não queria fazer a troca.

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Seria o fim dos postos? Antes de chegar lá, a CATL está aumentando as unidades de troca:

  • A empresa já estabeleceu 34 estações de troca da Choco-SEB apenas na cidade de Chongqing, cidade natal da montadora Changan;
  • Segundo o Electrek, mais 50 estações estarão prontas na cidade até o final deste ano;
  • A meta é chegar a mil estações de troca de bateria em 31 cidades da China até o fim de 2025.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.