Bola de fogo transforma noite em dia no sul da China e assusta moradores

Moradores da cidade de Maoming, no sul da China, avistaram um meteoro 'bola de fogo' caindo do céu e transformando a noite em dia
Flavia Correia29/05/2025 14h12, atualizada em 30/05/2025 10h05
meteoro-bola-de-fogo-china-horrio-1920x1080
Meteoro bola de fogo faz noite virar dia em província no sul da China. Crédito: Reprodução/Redes Sociais
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na noite de quarta-feira (28), uma bola de fogo cruzou o céu da cidade de Maoming, na província de Guangdong, sul da China. O fenômeno ocorreu por volta das 21h30, horário local, e iluminou tudo como se fosse dia. Um estrondo alto acompanhou o clarão, assustando moradores e animais, que se dispersaram pelas ruas.

Vídeos de câmeras de segurança mostram um objeto muito brilhante, deixando um rastro que mudava de cor, começando em tons de amarelo-alaranjado e passando para verde-azulado. O brilho foi muito mais forte do que o de um meteoro comum, chamando a atenção de moradores da região e de províncias próximas.

De acordo com o jornal chinês Global Times, o astrônomo Gou Lijun, da Academia Chinesa de Ciências, disse à agência de notícias China News Service que meteoros do tipo “bola de fogo” se formam quando pequenos pedaços de rocha ou poeira espacial entram na atmosfera da Terra em alta velocidade. O atrito com o ar faz com que se incendeiem, produzindo luz intensa e, às vezes, barulho.

Objeto pode ter queimado na atmosfera ou caído no Mar da China

Geralmente, os detritos que provocam meteoros desse tipo se desintegram completamente antes de atingir o solo. Neste caso, acredita-se que a rocha tenha se desfeito no ar ou caído no Mar da China Meridional, pois nenhum impacto foi registrado e nenhum fragmento foi encontrado até agora.

Leia mais:

Moradores de outras regiões, como o norte da província de Hainan, também relataram ter visto a bola de fogo. Estimativas preliminares indicam que a energia do meteoro era equivalente a 500 a 2.000 toneladas de TNT, semelhante ao evento ocorrido no Planalto Qinghai-Tibete em 2020.

O departamento de emergências de Maoming confirmou que não houve danos nem feridos. A população foi orientada a manter a calma, já que fenômenos como esse são impressionantes, mas naturais e inofensivos.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.