Starbase abriga instalações da empresa espacial de Elon Musk (Imagem: DAL Photography/Shutterstock)
A cidade de Starbase, no Texas (EUA), sede das instalações da SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, notificou alguns moradores sobre a possibilidade de perderem o direito de continuar utilizando suas propriedades como fazem atualmente. A informação consta em um memorando obtido pela CNBC.
Segundo o documento, Starbase está considerando a adoção de novo zoneamento e mapa urbano atualizado. A proposta afeta proprietários de imóveis localizados em uma área denominada “Distrito de Uso Misto“, que permitiria o uso residencial, comercial, de escritórios e serviços de pequeno porte.
Um aviso assinado por Kent Myers, administrador da cidade de Starbase, informa que será realizada uma audiência pública no dia 23 de junho, às 9h, na prefeitura temporária da cidade, localizada em Brownsville, Texas (EUA). O objetivo é ouvir comentários da população, discutir e votar a adoção dos novos zoneamento e mapa urbano.
O aviso alerta os proprietários de que, caso a proposta seja aprovada, eles podem perder o direito de continuar usando suas propriedades conforme o uso atual. Essa notificação está em conformidade com o código de governo local do Texas.
Leia mais:
Na última terça-feira (27), a SpaceX realizou o nono voo de teste do Starship a partir das instalações costeiras no Texas.
O foguete explodiu durante o voo, representando a terceira falha consecutiva no programa de testes. Apesar disso, Elon Musk destacou a importância dos dados obtidos e das lições aprendidas com os incidentes.
Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), não houve relatos de feridos ou danos a propriedades públicas.
O sistema Starship foi desenvolvido para transportar pessoas e equipamentos na Terra, à Lua e, futuramente, para possibilitar a colonização de Marte. Desde 2008, a SpaceX já recebeu mais de US$ 20 bilhões (R$ 113,33 bilhões, na conversão direta) em contratos com o governo dos EUA e deve continuar obtendo recursos significativos nos próximos anos.
A criação de Starbase como cidade corporativa permite à SpaceX maior liberdade para construir, testar e lançar foguetes a partir de seu complexo industrial na costa do Golfo do México. A administração municipal ainda busca aprovação para fechar estradas principais e acessos às praias durante atividades de lançamento sem necessidade de autorização externa.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de maio de 2025 20:54
Deixe seu comentário