Em meio a escândalo, sistema do INSS fica fora do ar com suspeita de ataque hacker

O atendimento presencial para idosos e pensionistas lesados pelos descontos indevidos começou nesta sexta
Vitoria Lopes Gomez30/05/2025 12h10, atualizada em 30/05/2025 15h43
Pessoa acessando aplicativo Meu INSS num iPhone
Beneficiário poderá solicitar ressarcimento a partir desta quarta-feira (14) (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O atendimento presencial para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que queiram contestar descontos indevidos em seus benefícios começou nesta sexta-feira (30). No entanto, o sistema do INSS ficou fora do ar, com suspeita de ataque hacker.

A informação foi revelada pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, durante visita a uma agência dos Correios em Brasília. Ele estava lá justamente para averiguar o funcionamento do atendimento aos idosos.

Idosos que estiveram presencialmente nas agências não foram atendidos de imediato (Imagem: INSS/Governo federal/Reprodução)

Idosos não conseguiram ser atendidos de imediato

Após o escândalo envolvendo as fraudes no INSS (relembraremos o caso abaixo), o ressarcimento aos aposentados lesados começou na segunda-feira (26). O atendimento presencial, para aqueles que optaram por comparecer presencialmente, começou nesta sexta-feira em mais de 5 mil agências dos Correios espalhadas pelo país.

No entanto, durante a visita, Jorge Messias revelou que o sistema do INSS estava fora do ar, com suspeita de ataque hacker. Segundo o portal Metrópoles, os idosos que compareceram às agências não conseguiram ser atendidos de imediato.

Messias revelou que a previsão de reestabelecimento era de 10 a 15 minutos.

O Olhar Digital entrou em contato com o INSS para entender qual a situação do sistema e novas atualizações. Durante a tarde, a assessoria de imprensa confirmou que o sistema já havia sido reestabelecido, sem nenhum incidente de segurança identificado no processo. Confira a nota do INSS na íntegra:

A Dataprev e o INSS esclarecem que:

O atendimento aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nas agências dos Correios está ocorrendo normalmente.

O sistema desenvolvido pela Dataprev para ser utilizado pelos Correios durante esses atendimentos passou por uma instabilidade, na manhã desta sexta-feira (30), devido aos ajustes de regras de operação entre as redes da Dataprev e dos Correios. A situação foi rapidamente resolvida pelas equipes técnicas de ambas as empresas. Ressalta-se que não foi identificado nenhum incidente de segurança no processo.

INSS, em nota ao Olhar Digital
INSS
Olhar Digital explicou como vai funcionar o ressarcimento (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Fraude no INSS desviou mais de R$ 6 bilhões

  • Uma investigação da Polícia Federal identificou descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões;
  • O esquema pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024;
  • Mais de cinco servidores do INSS, entre eles Alessandro Stefanutto, que presidia o INSS, foram afastados. Carlos Lupi, então ministro do Ministério da Previdência Social, foi demitido no início deste mês;
  • Após a devolução do dinheiro, o governo buscará recuperar os recursos por meio de ações judiciais contra as entidades responsáveis pela fraude.

O Olhar Digital explicou como vai funcionar o ressarcimento neste link. Os atendimentos online e presencial já começaram.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: