Seu gato sabe reconhecer você pelo cheiro, diz estudo

Pesquisadores mostram que felinos distinguem odores humanos e reagem de forma diferente a cheiros familiares e estranhos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 30/05/2025 06h40, atualizada em 02/06/2025 16h23
Gato interangindo com tutor para pegar petisco
Gato interangindo com tutor para pegar petisco (Imagem: Svetlana Rey / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Gatos são animais conhecidos por sua natureza independente e, por vezes, indiferente, o que pode ter contribuído para o atraso nas pesquisas sobre seu comportamento em comparação ao estudo de outros animais domesticados, como os cães.

Segundo o professor Hidehiko Uchiyama, da Universidade de Agricultura de Tóquio, os gatos compreendem muitas coisas tão bem quanto os cães, mas são mais reservados e difíceis de estudar experimentalmente.

Apesar desses desafios, um estudo liderado por Uchiyama e publicado na revista PLOS One trouxe novas descobertas sobre o comportamento felino.

Leia mais:

gato laranja
Gatos mostram preferência por cheiros novos, mas reconhecem os donos pelo odor – Imagem: Irina Gutyryak/Shutterstock

Detalhes do estudo

  • Os pesquisadores analisaram a reação de 30 gatos domésticos a diferentes odores: o de seus donos, o de estranhos e um controle neutro.
  • Os cheiros foram coletados com cotonetes esfregados em áreas específicas do corpo dos humanos.
  • No ambiente familiar de cada gato, os cotonetes foram apresentados em tubos de ensaio, e as reações foram gravadas em vídeo.
  • Os gatos demonstraram maior interesse pelos odores desconhecidos, sugerindo que reconhecem o cheiro de seus donos.
  • Além disso, utilizaram mais frequentemente a narina direita ao cheirar os odores de estranhos, o que se alinha com estudos anteriores em outros animais, indicando possível envolvimento do hemisfério cerebral direito no processamento de estímulos novos ou potencialmente alarmantes.

Comportamento dos gatos melhor explorado

Embora os resultados não confirmem diretamente essa atividade cerebral, eles representam um avanço importante na compreensão do comportamento dos gatos. O estudo também foi elogiado pelo feito logístico de conseguir a cooperação de 30 gatos — um desafio considerável na pesquisa com felinos.

gato branco de olhos azuis olhando para cima
Estudo mostrou que os felinos usam a narina direita para investigar cheiros desconhecidos (Imagem: Hunt Han/Unsplash)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.