5 vantagens do SteamOS sobre o Windows 11 para consoles portáteis

Confira cinco vantagens que o SteamOS oferece em relação ao Windows 11 para os jogadores de consoles portáteis
Por Ana Bondance, editado por Layse Ventura 03/06/2025 01h00
Steam Deck com SteamOS
Steam Deck com SteamOS/reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o crescimento do espaço dos consoles portáteis para jogos de PC, a escolha do sistema operacional se tornou um fator decisivo na experiência do usuário. Até pouco tempo atrás, o Windows 11 era a escolha predominante nesses dispositivos, mas o SteamOS vem ganhando terreno com rapidez – e por bons motivos.

Nos últimos anos, os consoles portáteis para jogos de PC deixaram de ser nicho e se tornaram uma categoria em rápido crescimento, impulsionada por modelos como o Steam Deck.

No centro dessa transformação toda está o SteamOS, sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela Valve, que apesar de ter surgido sem muito alarde, está conquistando espaço graças à sua proposta voltada exclusivamente para jogos. 

Em comparação ao tradicional Windows 11, o SteamOS vem se destacando em áreas críticas para a experiência em consoles portáteis. Veja abaixo cinco vantagens que fazem dele a melhor escolha para quem busca desempenho, praticidade e autonomia nos portáteis.

Leia também:

5 vantagens do SteamOS sobre o Windows 11 para consoles portáteis

1. Desempenho superior e melhor uso de recursos

Steam Deck
Imagem: Mr.Mikla / Shutterstock

O Windows 11 é conhecido por seu consumo elevado de recursos, com inúmeros processos em segundo plano que impactam negativamente a performance, especialmente em dispositivos com hardware limitado, como os consoles portáteis. 

Já o SteamOS foi projetado com foco exclusivo em jogos, oferecendo uma experiência otimizada. Além disso, por não desperdiçar energia com tarefas desnecessárias, o SteamOS permite um melhor controle térmico, garantindo sessões de jogo mais longas sem desconforto causado por aquecimento excessivo.

2. Maior autonomia de bateria 

Console portátil Steam Deck
Console portátil Steam Deck – Imagem: Valve/Divulgação

Menos processos em segundo plano e melhor gerenciamento de desempenho também se traduzem em maior eficiência energética. Isso torna o sistema da Valve ideal para jogar fora de casa, seja durante uma viagem ou em qualquer sala de espera.

Além disso, o SteamOS permite ajustar manualmente o TDP (Thermal Design Power) e o limite de FPS para cada jogo, o que ajuda ainda mais na conservação de energia – coisa que o Windows 11 não oferece de forma nativa.

3. Interface otimizada para controles e telas pequenas

Steam Deck com tela OLED
Imagem: Divulgação/Valve

Diferente do Windows, que foi criado para desktops e adaptado de forma limitada para portáteis, o SteamOS foi desenhado desde o início com a experiência de console em mente. Em consoles com SteamOS, a interface é centrada nos jogos, pensada para controle via gamepad e telas sensíveis ao toque.

No Windows 11, mesmo com as melhorias recentes – como teclados virtuais otimizados e suporte a gamepads, a experiência ainda depende de camadas de software de terceiros para simular o que o SteamOS entrega de forma nativa e fluida.

4. Menor custo para fabricantes e consumidores

Como o SteamOS é um sistema de código aberto e sem taxas de licenciamento, ele oferece uma grande vantagem econômica tanto para os fabricantes quanto para os usuários. Esse fato tende a atrair mais fabricantes, e deve permitir que o mercado de portáteis com SteamOS se diversifique rapidamente, oferecendo desde opções mais acessíveis até máquinas de alto desempenho.

5. Consistência e suporte dedicado ao universo gamer

Site de jogos aprovados pelo Deck Verified
Sistema Steam Deck Verified/reprodução

Um dos maiores trunfos do SteamOS é sua consistência. Enquanto cada portátil com Windows pode apresentar diferenças na interface, o SteamOS oferece uma experiência unificada. Ele conta com suporte direto da Valve, além de iniciativas como o programa Steam Deck Verified, que já está sendo estendido para outros dispositivos com SteamOS, facilitando saber de antemão quais jogos rodam bem. 

Enquanto o Windows 11 ainda domina o mercado de PCs, o SteamOS vem mostrando que, quando o assunto é console portátil, menos é mais. Menor consumo de energia, melhor desempenho e interface intuitiva são apenas algumas das razões pelas quais o SteamOS está se tornando o sistema preferido para quem quer jogar em qualquer lugar.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.