Não é só smartphone: o plano de curto prazo da Xiaomi

A ideia da empresa é lançar o seu segundo modelo de carro elétrico ainda neste ano e reverter o prejuízo no setor automotivo
Alessandro Di Lorenzo03/06/2025 16h22
xiaomi-1-1920x1080
Imagem: Tada Images/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Xiaomi é uma gigante chinesa do ramo da tecnologia e responsável pela fabricação de diversos produtos. Os mais famosos, sem dúvidas, são os smartphones, um segmento que tem rendido bilhões em lucros para os cofres da companhia.

A empresa, no entanto, não parece satisfeita e quer ir além. Com este objetivo, tem se aventurado em outros mercados, em especial o automotivo. A ideia é lançar o seu segundo modelo de carro elétrico ainda neste ano.

Os celulares ainda são os produtos mais famosos da empresa (Imagem: reprodução/Xiaomi)

Negócio automotivo ainda dá prejuízo

  • De acordo com o fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, a expectativa é que o negócio automotivo da empresa se torne lucrativo no segundo semestre deste ano.
  • Embora tenha investido bastante em veículos elétricos inteligentes, no setor de inteligência artificial e em outros projetos, a gigante chinesa ainda amarga prejuízos importantes nestes segmentos.
  • No total, a companhia registrou um saldo negativo de US$ 69,5 milhões no trimestre encerrado em 31 de março deste ano.
  • As informações são da Reuters.

Leia mais

Xiaomi YU7 verde de pergil
Xiaomi YU7 apresenta três acabamentos de pintura inspirados na natureza (Imagem: divulgação/Xiaomi)

Primeiro SUV da Xiaomi será lançado neste ano

A expectativa é que o saldo negativo seja revertido a partir do lançamento de seu primeiro SUV, o Xiaomi YU7. O modelo compartilha a mesma linguagem de design do sedã Xiaomi SU7 e tem lançamento previsto para julho.

A linha será composta por três versões — Standard, Pro e Max — todas oferecendo capacidades de longo alcance. Além disso, a taxa máxima de carregamento atinge 5,2 C, alcançando carga de 10% a 80% em 12 minutos e uma carga de 620 km em 15 minutos, o tempo de carregamento mais rápido.

SUV é equipado com tecnologia de ponta (Imagem: divulgação/Xiaomi)

O modelo renova os característicos “faróis em forma de gota d’água” do SU7, e a parte superior dos faróis incorpora um design aberto com canais de ar conectados às aberturas do capô dianteiro. Ao contrário do Xiaomi SU7, a lanterna traseira do YU7 apresenta cantos inclinados para baixo que acentuam a postura imponente do SUV, “criando perfil traseiro mais musculoso”.

Toda a série é equipada com LiDAR, que pode ser usado para ver com mais precisão em ambientes escuros e identificar obstáculos especiais. O Xiaomi YU7 ainda apresenta três acabamentos de pintura inspirados na natureza: Verde Esmeralda, Prata Titânio e Laranja Lava.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.