Imagem: Jo Panuwat D/Shutterstock
A primeira menstruação, também conhecida como menarca, é o resultado da maturação do sistema reprodutivo feminino, sendo um marco biológico importante no crescimento das mulheres. Mas, em alguns casos, isso pode acontecer antes do previsto.
Normalmente, o primeiro sangramento ocorre entre as idades de 11 e 14 anos. No entanto, é possível que ocorra a menstruação precoce, que acontece antes dos 11 anos, o que pode gerar vários riscos à saúde na vida adulta.
Leia mais
Um novo estudo apontou que a maior ingestão de proteína está associada ao risco de menarca precoce. Para cada 1 grama adicional de proteína animal ingerido por dia na infância, a idade da primeira menstruação é antecipada em aproximadamente dois meses.
Por outro lado, a menarca ocorreu mais tarde nas meninas com alto consumo de fibras e ácidos graxos monoinsaturados. Também há indícios de que a alta ingestão de iogurte, a maior duração do aleitamento materno e a insegurança alimentar diminuem a probabilidade da menstruação precoce.
É interessante notar que o consumo de carne processada, carne vermelha, vísceras, grãos refinados e bebidas com alto teor calórico (por exemplo, refrigerantes e sucos de frutas) aumenta a presença de marcadores de inflamação (proteína C reativa, IL-6 e receptor alfa do fator de necrose tumoral) no plasma sanguíneo. Isso contrasta com o consumo de vegetais e frutas, que também reduz a precocidade do início da primeira menstruação.
Artigo publicado no The Conversation
Além disso, o aleitamento materno parece desempenhar um papel fundamental no início da puberdade, principalmente devido à sua relação com a formação da microbiota intestinal nos primeiros anos de vida. Estas descobertas podem ajudar na adoção de medidas para prevenir a puberdade precoce feminina.
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de junho de 2025 06:52