Como é o robô que quebrou recorde ao resolver cubo mágico em 0,1s

Recorde mundial de menor tempo para resolver cubo mágico acaba de ser batido
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 06/06/2025 05h30
iStock-529032145-1920x1080
(Imagem: Charrie/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Estudantes da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, criaram um robô que entrou para o Livro dos Recordes. O motivo? A invenção alcançou o menor tempo já registrado para resolver um cubo mágico: apenas 0,103 segundos. E o segredo não está apenas na rapidez do robô…

Entenda:

  • Um novo robô quebrou o recorde mundial de menor tempo para resolver um cubo mágico;
  • A invenção da Universidade de Purdue levou apenas 0,103 segundos para realizar o feito – mais rápido do que um piscar de olhos;
  • O robô conta com uma série de melhorias, como seis motores industriais e câmeras com um sistema de detecção de imagem personalizado;
  • Além disso, o próprio cubo mágico também foi criado pela equipe com algumas modificações.
Robô dos EUA bate recorde mundial ao resolver cubo mágico em 0,1 segundo. (Imagem: Matthew Patrohay/Purdue University)

Para se ter uma ideia, o recorde mundial de menor tempo ao resolver um cubo mágico era, desde maio de 2024, de um robô da Mitsubishi Electric que realizou o feito em 0,305 segundos. Para humanos, o recorde é de 3,05 segundos e pertence a Xuanyi Geng, de apenas sete anos.

Leia mais:

Robô passou por várias modificações para quebrar recorde 

Para quebrar o recorde, o robô ganhou algumas melhorias: seis motores industriais acoplados a eixos no centro de cada lado do cubo, câmeras de alta velocidade – e baixa resolução – com um sistema de detecção de imagem personalizado, e uma técnica especial chamada de “corner cutting” (ou “corte de cantos”, em tradução livre), que consiste em girar duas faces perpendiculares ao mesmo tempo.

Além disso, a equipe de Purdue também usou o algoritmo Rob-Twophase, projetado especialmente para robôs de alta velocidade. Essa combinação de modificações é justamente o diferencial do novo recordista, explica Matthew Patrohay, um dos criadores do robô, ao The Verge: “Cada robô que os recordistas mundiais anteriores criaram se concentrou em uma coisa”.

Criadores do novo robô recordista. (Imagem: Purdue University)

Cubo mágico do robô também é personalizado

E as modificações não param no robô recordista: na técnica de “corner cutting”, o excesso de força pode acabar danificando ou até destruindo completamente o cubo em si. Por isso, a equipe desenvolveu um cubo mágico personalizado feito em impressora 3D com um tipo mais resistente de nylon.

O objeto conta até com Bluetooth, permitindo que os usuários embaralhem as peças em tempo real com o robô acompanhando cada passo para, em seguida, resolver o cubo em menos que um piscar de olhos – literalmente: “Um piscar de olhos humano leva cerca de 200 a 300 milissegundos. Então, antes mesmo de você perceber que está se movendo, nós já o resolvemos”, diz Patrohay em comunicado.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.