Você adivinha o top 5? Veja as marcas que mais vendem smartphones no Brasil

Investimento de marcas chinesas impulsiona crescimento anual no país entre os cinco principais mercados da América Latina
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 09/06/2025 20h19, atualizada em 02/07/2025 19h35
Moça mostrando etiqueta de vestido para Gemini Live, IA do Google, num Galaxy S25
(Imagem: Reprodução/Samsung/YouTube)
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A Samsung foi responsável por 43% das vendas de smartphones no Brasil no primeiro trimestre de 2025, seguida por Motorola (23%), Xiaomi (15%), realme (7%) e Apple (5%). O levantamento foi divulgado pela consultoria Canalys.

O Brasil foi o único país a registrar crescimento anual nas vendas entre os cinco principais mercados da América Latina, com aumento de 3% de remessas — atingindo 9,5 milhões de unidades, impulsionado por investimentos de marcas chinesas como HONOR, Xiaomi e realme. 

O mercado latino-americano de smartphones caiu 4% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2025, encerrando uma sequência de seis trimestres de crescimento, com remessas totais atingindo 33,7 milhões de unidades.

O México foi o segundo maior mercado da região em termos de número de dispositivos enviados, respondendo por 22% do volume total de envios. No entanto, suas remessas de dispositivos registraram uma contração de 18%, marcando dois declínios consecutivos.

Samsung foca no segmento de baixo custo para combater a pressão de concorrentes emergentes (Imagem: Tamer Soliman/iStock)

Essa queda é atribuída à intensa concorrência entre os players do mercado local, que, em 2024, impulsionaram a renovação de dispositivos nos segmentos de entrada a médio porte. Isso levou a um aumento nos estoques, o que dificultou a retomada mais agressiva da reposição de novos dispositivos.

Por dentro dos números

A Samsung manteve o primeiro lugar no mercado regional, com crescimento de 7% em relação ao ano anterior, enviando 11,9 milhões de unidades, impulsionada pela forte demanda por seus modelos de entrada A06 e A16, que representaram quase metade de suas remessas.

Esse desempenho ressalta o foco estratégico da empresa em defender sua posição no segmento de baixo custo e combater a pressão de concorrentes emergentes, orientados por preço, segundo o estudo. 

A Xiaomi garantiu o segundo lugar pelo segundo trimestre consecutivo, com 5,9 milhões de unidades e crescimento de 10%, apoiado pelo sucesso contínuo de suas séries Redmi 14C 4G e Note 14, reforçando sua estratégia no segmento de preços de US$ 100 a US$ 299. 

Brasil responde por 28% do total de remessas para a América Latina (Imagem: Reprodução)

A Motorola caiu para a terceira posição após uma queda de 13%, para 5,2 milhões de unidades, já que sua dependência de ofertas de baixo custo, como o G15 e o G05, limitou sua competitividade, de acordo com a consultoria.

Enquanto isso, a HONOR subiu para a quarta posição, com crescimento de 2% e 2,6 milhões de unidades vendidas, mantendo o forte impulso de sua linha da série X. A TRANSSION caiu para a quinta posição, com uma queda de 38% nas vendas, para 2,1 milhões de unidades, sua primeira queda na região.

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Momento de incertezas

Para analistas, a incerteza econômica, particularmente o medo de aumentos de tarifas, pesou fortemente sobre o mercado de smartphones da América Latina neste início de ano. 

Motorola só perde para Samsung no número de vendas de smartphones no Brasil (Imagem: Jovana Kuzmanovic/iStock)

“Os fornecedores recuaram em estratégias agressivas de vendas, os varejistas reduziram os níveis de estoque e os consumidores adiaram atualizações não essenciais, prolongando o ciclo de substituição”, disse Miguel Pérez, Analista Sênior da Canalys.

Apesar do aumento dos custos, as marcas continuam investindo no segmento abaixo de US$ 100 para permanecerem acessíveis. Samsung e Apple mantêm o domínio no segmento de ponta, impulsionadas pela forte demanda pelas séries S25 e iPhone 16. 

No entanto, o segmento intermediário, que representa 78% do total de remessas, continua sendo o principal campo de batalha. Este segmento equilibra acessibilidade e desempenho, atraindo tanto usuários que buscam atualizar seus aparelhos quanto usuários comuns. 

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.