Apple lança iPadOS 26, que é um pouco mais Mac do que iPhone

Com visual repaginado, a principal novidade do iPadOS 26, lançado pela Apple no WWDC 2025, é um sistema de janelas bem no estilo Mac
Pedro Spadoni09/06/2025 15h13, atualizada em 09/06/2025 21h24
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple lançou o iPadOS 26, sistema operacional para seus tablets, nesta segunda-feira (09) – o primeiro dia da WWDC 2025, seu evento voltado para desenvolvedores. Com visual repaginado, a principal novidade é (finalmente) deixar o usuário abrir, arrastas e redimensionar janelas de aplicativos. Bem no estilo Mac e Windows mesmo.

Entre as outras novidades, estão: os aplicativos Arquivos e Preview (para visualizar e editar PDFs) e mais recursos do Apple Intelligence.

O que o iPadOS 26 tem em comum com os novos iOS e Mac

Para começar, o novo iPadOS tem muito em comum com o novo iOS – por exemplo: a nova linguagem visual inspirada no Vision Pro, chamada Liquid Glass. Além disso, o nome do novo sistema segue a mudança geral da Apple de passar a nomear as versões (meio que) conforme os anos de lançamento.

Três iPads com iPadOS 26, cada um mostrando uma tela do sistema operacional
iPadOS 26 deixa experiência no tablet mais parecida com a do Mac (Imagem: Divulgação/Apple)

Vale explicar: a empresa decidiu seguir o mesmo raciocínio das marcas de carro – isto é, considerar o ano seguinte. No caso do iPad, por exemplo, ficou assim:

  • iPadOS 26: lançado em 2025, mas com “26” no nome, em referência a 2026.

Bom, vamos à principal mudança: janelas de aplicativos. Até então, alternar entre aplicativos num iPad era mais parecido com a experiência de um iPhone do que de um Mac.

Agora, ficou um pouco mais parecida com a de Mac (leia-se: computador com janelas de programas abertas) do que iPhone (telas de aplicativos abertos).

Mulher redimensionando janelas num iPad com iPadOS 26
No iPadOS 26, dá para abrir, redimensionar e arrastar janelas de aplicativos… finalmente (Imagem: Reprodução/Apple)

Isso porque a Apple informou que vai deixar você “redimensionar janelas de aplicativos fluidamente” e colocar janelas onde quiser na tela do iPad (veja acima). Também dá para criar áreas com janelas de aplicativos.

Além disso, o iPadOS ganhou uma barra de menu que você acessa ao deslizar para baixo do topo da tela. Falando assim, pode parecer com o que você faz no iPhone. Mas tem mais a ver com o que você faz no Mac (até no quesito visual). Veja abaixo:

Cursor em cima de opção em barra de menu do iPadOS 26
iPadOS 26 tem barra de menus que lembra bastante a do Mac (Imagem: Reprodução/Apple)

Leia mais:

A Apple também anunciou um novo aplicativo Preview. Segundo a empresa, é tanto para visualizar quanto rabiscar PDFs – a Apple Pencil funciona nele, evidentemente. E a big tech mostrou uma versão do aplicativo Arquivos com cara e funções que lembram bastante o Finder do Mac. Confira abaixo:

Homem ao lado de telona mostrando tela do aplicativo Arquivos no iPadOS 26
Aplicativo Arquivos para iPadOS 26 tem cara e funções que lembram o Finder do Mac (Imagem: Reprodução/Apple)

Em relação ao Apple Intelligence, o iPadOS 26 ganhou recursos de tradução em tempo real para os aplicativos Telefone, FaceTime e Mensagens.

Além disso, a Apple expandiu as funcionalidades criativas do Genmoji, que agora deixa você modificar emojis existentes com diferentes atributos pessoais e expressões. E o Image Playground agora oferece maior controle sobre características pessoais e novos estilos (entra aqui integração com ChatGPT), além da opção “Qualquer Estilo” para descrições específicas de imagens.

Outra novidade que chega aos tablets junto ao iPadOS 26 é o aplicativo Diário, até então disponível apenas para iPhone. O iPad também tem um novo recurso chamado Game Overlay, que permite atualizar configurações e conversar com amigos sem trocar de aplicativos.

Você encontra mais informações sobre o iPadOS 26 no comunicado publicado pela Apple.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Ícone tagsTags: