Por que cachorros cheiram os traseiros uns dos outros?

Cheirar o traseiro de outro cachorro é uma forma de saber sobre a vida daquele animal e é fundamental para a comunicação entre os canídeos
Por Angelina Miranda, editado por Layse Ventura 10/06/2025 02h00, atualizada em 17/07/2025 15h01
Cachorro utilizando AirTag
Cachorro utilizando AirTag - Imagem: mr.lisevi/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem já observou o comportamento desse animal, sabe que é muito comum que os cachorros deem uma conferida no traseiro de outro da sua espécie. Embora pareça estranho, esse hábito tem fundamento e é muito importante para a socialização dos cães.

Imagem: Ryan Brix/Shutterstock

Esse comportamento é comum tanto entre machos, quanto em fêmeas, e funciona como uma ferramenta de investigação sobre os outros cachorros. 

Leia também:

Por terem um olfato extremamente aguçado – estima-se que um cachorro tenha um sistema olfativo 10 mil a 100 mil vezes mais sensível do que dos humanos – podem captar diversas informações ao cheirar o ambiente em que vivem, ou o traseiro de outro cão.

Por que um cão cheira o bumbum de outro?

Os cães possuem uma glândula chamada de adenal, ela fica localizada na região anal e tem algumas funções. Entre elas a de lubrificar as fezes no momento da evacuação e também na marcação de território.  

Encontrado novo tipo de coronavírus que pode passar de cachorros para humanos
Imagem: kudybadorota/Pixabay

Isto acontece porque o líquido liberado por essa glândula tem um odor bem característico para cada cão, é como se fosse, para fazer uma analogia com os humanos, uma espécie de digital canina.

Os cachorros cheiram os traseiros uns dos outros porque desejam conhecer mais sobre aquele cão. Por meio do cheiro eles conseguem identificar o que comem, a idade, estado emocional e até mesmo o papel hierárquico daquele cachorro dentro de uma matilha, por exemplo.

E quem faz a tradução desses odores é o órgão de Jacobson. Localizado no septo nasal, ele identifica diversos hormônios e outros compostos químicos, pois possui nervos próprios que se comunicam diretamente com o cérebro.

Cheirar o traseiro é hábito de outros animais?

Sim. Cheirar o traseiro uns dos outros também é um hábito identificado entre outras espécies de mamíferos como forma de comunicação. Os gatos, por exemplo, também possuem a glândula adenal.

O odor expelido pelos felinos também carrega uma série de informações que são importantes para a socialização dos bichanos. 

gato laranja
Imagem: Irina Gutyryak/Shutterstock

Os antílopes negros também são adeptos da prática, com a diferença de que o cheiro das fezes do macho servem inclusive como afrodisíaco para atrair as fêmeas.

Alguns tutores ficam constrangidos com o fato de os cachorros cheirarem o traseiro uns dos outros, mas esse comportamento é completamente natural e fundamental para a comunicação da espécie. 

Assim como conhecemos outras pessoas cumprimentando com um aperto de mão, beijando o rosto e trocando algumas palavras, os cachorros também o fazem, mas se cheirando. 

Angelina Miranda
Colaboração para o Olhar Digital

Angelina Miranda é jornalista formada pela UNIP. Com dez anos de atuação, atuou como repórter na Folha de S. Paulo e também colaborou para a Revista Fórum. É redatora no Olhar Digital desde 2023.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.