Derreteu de novo? ChatGPT amanhece fora do ar em vários países

Quem quis (ou precisou) usar o ChatGPT na manhã desta terça-feira (10) ficou na mão; veja o que diz a OpenAI
Pedro Spadoni10/06/2025 07h58, atualizada em 10/06/2025 09h56
chatgpt
(Imagem: Primakov/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quem quis (ou precisou) usar o ChatGPT na manhã desta terça-feira (10) ficou na mão. Isso porque a plataforma de inteligência artificial (IA) da OpenAI amanheceu instável em vários países.

A página sobre a OpenAI no Downdetector mostra um pico de reclamações dos usuários por volta das sete da manhã. Num teste do Olhar Digital mais cedo, a IA não respondeu um prompt simples. Ficou apenas “pensando”. Veja abaixo:

Captura de tela mostrando ChatGPT pensando
ChatGPT fica apenas “pensando” na hora de responder prompts (Imagem: Reprodução/ChatGPT)

Como costuma acontecer em ocasiões assim, usuários correram para as redes sociais para reclamar e postar memes sobre. Confira abaixo alguns exemplos de postagens no X:

Leia mais:

Instabilidade da OpenAI afeta ChatGPT, Sora e APIs

O que aconteceu, afinal? Bem, a página de status da OpenAI apontou, num primeiro momento, que alguns usuários tinham começado a experimentar “taxas de erro elevadas e latência“. Ainda segundo a página, a instabilidade afetou ChatGPT, Sora (IA que gera vídeos) e as APIs da OpenAI.

Página de status da OpenAI mostrando erros no ChatGPT, Sora e APIs
Página de status da OpenAI mostrando erros no ChatGPT, Sora e APIs (Imagem: Reprodução/OpenAI)

Depois, a OpenAI adicionou uma linha separada para “taxas de erro elevadas no Sora”. E, posteriormente, atualizou o status do ChatGPT para “interrupção parcial”.

A OpenAI diz que investiga o problema. Até o momento, não se sabe o que causou a instabilidade.

Em um teste feito mais tarde, pode volta de 9h30 da manhã (horário de Brasília), o chatbot voltou a responder normalmente. Mas a página de status da OpenAI ainda acusava erros e instabilidade.

Outra atualização: o Perplexity, mecanismo de busca com IA que utiliza modelos da OpenAI, também está instável, com “lentidão e taxas de erro elevadas” apontadas em sua página de status.

Continuaremos atualizando esta nota conforme tivermos mais informações.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Ícone tagsTags: